Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorSoldateli, Patrícia
dc.date.accessioned2023-05-31T15:01:44Z
dc.date.available2023-05-31T15:01:44Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29261
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis work intends to analyze the pedagogical intentionality of the Physical Education teachers at the Initial Levels of the Primary Education, related to the teaching plans, to the speech and the pedagogical practice, as well as to analyze the coherence among these aspects. The methodology was characterized by the phenomenological view through the form of study of case with qualitative approach. The instruments to the data claim were the documental analyze (teaching plans), the semi-structured interview (speech) and the unsystematic observation (pedagogical practice). The indicators used in this research were: the objectives; the contents; the methodology; and the evaluation. The interpretation of the data was the content analyze. The participants were three Physical Education teachers. We conclude that: 1) the utilization of different pedagogical intentionality by the teachers, however, the most are traditional and hegemonic at Scholar Physical Education; 2) Most of the people does not plan their teach actions; and 3) there is little coherence among the teaching plan, the speech and the pedagogical practice of the teachers. Of this form, we can project, without fondness to be prescriptive, the hypothesis of the performance of a professor of Physical Education that develops the cooperation between the involved professors, defying to construct them to it new meanings for the Pertaining to school Physical Education; carrying through planejamentos and constant studies in the daily one of the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectSéries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectIntencionalidade pedagógicapor
dc.subjectCoerênciapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectScholar physical educationeng
dc.subjectInitial levels of the primary educationeng
dc.subjectPedagogical intentionalityeng
dc.subjectCoherenceeng
dc.titleA intencionalidade pedagógica da educaçao física escolar nas séries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoObjetivamos analisar a intencionalidade pedagógica de professores de Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em relação ao plano de ensino, ao discurso e à prática pedagógica, bem como analisar a coerência entre esses aspectos. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta das informações foram a análise documental (plano de ensino), a entrevista semi-estruturada (discurso) e a observação assistemática (prática pedagógica). Os indicadores que nortearam os três instrumentos de pesquisa foram: os objetivos; os conteúdos; a metodologia; e a avaliação. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram três professores de Educação Física. Concluímos que: 1) A utilização pelos professores de intencionalidades pedagógicas diferentes, entretanto, a maioria sendo as tradicionais e hegemônicas na Educação Física Escolar; 2) A maioria dos professores não planeja as suas ações docentes; e, 3) A existência de pouca coerência entre o plano de ensino, o discurso e a prática pedagógica dos professores. Dessa forma, podemos projetar, sem querer ser prescritivos, a hipótese da atuação de um professor de Educação Física que desenvolva a cooperação entre os professores envolvidos, desafiando-os a construírem novos significados para a Educação Física Escolar; realizando planejamentos e constantes estudos no cotidiano da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto