Co-validação de diplomas de curso superior, por refugiados, no Brasil
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Data
2022-12-19Primeiro membro da banca
Pereira , Ascisio dos Reis
Segundo membro da banca
Flores , Daniel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho visa abordar a problemática envolvendo a proteção das pessoas em
condições de refúgio, sendo a integração no país de acolhida parte do ciclo migratório.
A educação é uma das portas para o recomeço e efetiva integração destas pessoas.
Sendo assim, cabe perquirir, de que forma a implementação de um mecanismo de covalidação de diplomas universitários, sob a chancela da UNESCO, permitiria aos
profissionais de nível superior de territórios politicamente instáveis, atingidos por
conflitos armados (internos ou externos), acessar o mundo do trabalho em outros
Estados nacionais de forma célere e efetiva? A busca da resposta indica como objetivo
geral do estudo: propor um mecanismo de co-validação de diplomas universitários,
sob a chancela da UNESCO, que permita aos profissionais de nível superior de
territórios politicamente instáveis, atingidos por conflitos armados (internos ou
externos), acessar o mundo do trabalho em outros Estados nacionais. Para a
realização dos objetivos específicos este estudo será baseado em uma pesquisa
bibliográfica e documental. Quanto ao procedimento, utilizou-se o método histórico e
o método de abordagem adotado para o presente estudo é o dedutivo. Para atingir o
objetivo organizou-se o trabalho, de forma que, o primeiro capítulo abarca as relações
internacionais no mundo do trabalho globalizado. Já o segundo inicia com um estudo
sobre a diplomacia como instrumento de mediação das relações internacionais. No
terceiro capítulo aborda-se a UNESCO e os sistemas universitários. Já o quarto
capítulo traz a diplomática. E o último capítulo traz uma proposta de co-validação de
títulos conferentes de grau acadêmico.
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