Aplicação de um objeto de aprendizagem “histórias fantásticas” como ferramenta na produção de textos no ensino fundamental na Escola Carlota Vieira da Cunha
Abstract
Este artigo visa descrever um estudo realizado com uma turma de 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo principal de verificar a contribuição do uso de objetos de aprendizagem como ferramenta na produção textual em uma turma de 5º ano, de escola pública municipal, explorando a escrita de maneira autônoma e criativa. O projeto foi colocado em ação após diagnosticar a dificuldade destes na produção de textos, buscou-se na tecnologia motivação e, por meio dos objetos de aprendizagem estimular a produção de textos. A turma foi escolhida por apresentar maior dificuldade na produção de textos entre duas turmas do mesmo nível, representando 40% dos alunos. Nas aulas no Laboratório de informática e na sala de aula, foram observados durante as atividades e avaliados pela participação e produção, em comparativo com a produção textual em sala de aula, analisando os avanços e dificuldades. Verificou-se que, apesar das dificuldades encontradas no manuseio do computador e no processo de digitação, os alunos apresentaram muito interesse pela atividade, produzindo textos variados e muito criativos. O OA é uma excelente ferramenta para esse tipo de atividade.
Collections
The following license files are associated with this item: