dc.creator | Pereira, Luís Henrique Ramalho | |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T13:00:50Z | |
dc.date.available | 2023-06-06T13:00:50Z | |
dc.date.issued | 2022-12-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29317 | |
dc.description.abstract | How to run on a political development in the training of psychologists? This is the main
questioning that guides the work of the activities proposed by the School Suport Center
(NAE). Since 2017, NAE has become an intervention project in the school-community
of the Western region in the city of Santa Maria and aimed to deepen the interventions of
the psychologists about the community and fundamentally to contribute to the training of
the professionals. The approach of the psychologists in the school-community territory
allowed the broadening of the view to more complex issues of the political life activities.
Therefore, together with teachers, children and families, the psychologists in training
understood the demands of the school-community and suggested ways to intervene in the
community. In these findings in the school-community territory, the method used to
investigate the formative-political effects is called cartocontar, a powerful instrument
between the look of the psychologist in training and the operations carried out with the
subjects involved. This thesis is related to the line of research of the research group on
the social imaginary (GEPEIS). The study aims to investigate the formative experiences
of the psychologists in the public space of the school, seeking to identify processes that
indicate heterogeneous formative processes throught the cartocontar instrument resulting
in an ethical and political formation. The main objective is to investigate how the forms
of suffering that invade the school environment affect teachers, students and families in
an important way. Is it possible that the learning-training process could happen without
dispensing the potency of the ethical-political dimension? How can we seek a political
education? This study aims to produce a reflection on the training processes of the
psychologists from an experience of cartocontar by intervening in the school-community
scene. The psychologists in training at the School Suport Center (NAE), developed by
the Psychology Course from the Luthern University of Brazil (ULBRA), in Santa Maria
through cartocontar instrument. The psychologists presented their experiences via their
testimonial letters and the cartography of the texts produced along the formative
experience. Starting from clinical-educational processes, with the proposal of producing
presence-city writings, image maps and textual cartographies. In cartocontar the
cartographer and the psychologists in training witness a political operator. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Cartocontar | por |
dc.subject | Cartografia | por |
dc.subject | Psicólogo | por |
dc.subject | Imaginário social | por |
dc.subject | Training | eng |
dc.subject | Cartography | eng |
dc.subject | Psychologist | eng |
dc.subject | Social imaginary | eng |
dc.subject | social imaginary | por |
dc.title | Mapas, cartas e outras memórias: heterotopias possíveis no cartocontar | por |
dc.title.alternative | Maps, letters and other memories: a possible heterotopia in cartocontar | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Como operar uma construção política na formação de psicólogos? Essa é a questão
que norteia o trabalho através das atividades propostas pelo NAE (Núcleo de apoio a
escola). O NAE desde 2017 passou a ser um projeto de intervenção no território escolacomunidade da região oeste da cidade de Santa Maria, e tinha por objetivo aprofundar as
intervenções de psicólogos acerca da comunidade, e fundamentalmente contribuir para
formação de tais profissionais. A aproximação dos psicólogos em formação no território
da escola-comunidade, permitiu a ampliação do olhar para questões muito mais complexa
das atividades da vida política. Portanto, articulados com professores, crianças e famílias,
os psicólogos em formação foram compreendendo as demandas da escola-comunidade e
lentamente foram propondo modos de intervenção na comunidade. Nessas descobertas
no território escola-comunidade, o dispositivo utilizado para investigar os efeitos
formativos-políticos, é intitulado cartocontar, um instrumento potente entre o olhar do
psicólogo em formação e a operações realizadas no território como os sujeitos envolvidos.
Essa tese está relacionada a linha de pesquisa do grupo de pesquisa sobre o imaginário
social (GEPEIS). O trabalho tem como objetivo ravinar às experiências formativas de
psicólogos no espaço público da escola, em companhia, buscando mapear operações que
sinalizem processos formativos heterogêneos, através do dispositivo do cartocontar,
culminando em uma formação ética e política. Não deixamos com isso de investigar como
objetivos específicos; como as formas de sofrimento que invadem o ambiente escolar
atingem de forma importante, professores, alunos e famílias. É possível que os processo
de aprendizagem-formação possa acontecer sem dispensar a potência da dimensão éticapolítica? Como ravinar uma formação política? O trabalho se visa produzir uma reflexão
sobre os processos formativos de psicólogos, a partir de uma experiência de cartocontarse na cidade através da intervenção na cena escola-comunidade. Os psicólogos em
formação do Núcleo de Apoio à Escola (NAE), desenvolvido pelo Curso de Psicologia
da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) – Campus Santa Maria, através do
cartocontar apresentara-testemunharam através de suas cartas-testemunho suas
experiências, assim como a cartografia dos textos produzidos ao longo da experiência
formativa. Partindo de processos clínico-educacionais, com a proposta de produção de
escritas presença-cidade, mapas de imagens e cartografias textuais. No cartocontar o
cartógrafo e os psicólogos em formação testemunham um operador político. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3628223248832085 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Correa, Guilherme Carlos | |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Marcos Vilella | |
dc.contributor.referee2 | Arenhaldt, Rafael | |
dc.contributor.referee3 | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.contributor.referee4 | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5281625340562254 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |