A gestão escolar e o desenvolvimento de competências socioemocionais a partir das narrativas docentes
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Data
2023-02-17Primeiro membro da banca
Astudillo, Mario Reinaldo Vásquez
Segundo membro da banca
Wenzel, Judite Scherer
Metadata
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Esta pesquisa desenvolveu-se no curso de Mestrado Profissional em Políticas
Públicas e Gestão Educacional, no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas
e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, e através dela
objetivou-se compreender o papel da gestão escolar no desenvolvimento de
competências socioemocionais dos docentes dos Anos Finais do Ensino
Fundamental. Como objetivos específicos buscou-se: identificar as concepções dos
docentes sobre competências socioemocionais; reconhecer quais a ações propostas
pela gestão escolar contribuem para o desenvolvimento das competências
socioemocionais dos docentes; construir diretrizes orientadoras para o trabalho da
gestão escolar com os docentes, sobre as competências socioemocionais. Neste
estudo, intentou-se responder qual é o papel da gestão escolar no desenvolvimento
de competências socioemocionais dos docentes e, para tanto, se realizou o
levantamento dos trabalhos sobre a temática realizados entre 2015 e 2021 e se
utilizou como embasamento teórico estudos de Lakatos e Marconi (2003, 2007),
Bolzan (2002, 2019, 2020), Lück (2008, 2009, 2014), Nayar (2011), Santarém (2016),
Goleman (2007, 2011, 2014), Damásio (2011, 2017), Goldmeyer (2018). Schorn
(2019), dentre outros. Como abordagem metodológica, utilizou-se o estudo qualitativo
de cunho sociocultural narrativo a partir de rodas de conversa com docentes dos Anos
Finais do Ensino Fundamental de uma escola privada, localizada no interior do RS.
Foram realizados cinco encontros com sete docentes voluntários da instituiçãocontexto, sobre os quais se transcreveram e interpretaram as narrativas. Então, se
constituiu a categoria de estudo como gestão escolar e as dimensões gestão
pedagógica, competências socioemocionais e formação docente. Para as três
dimensões destacaram-se recorrências que representaram a sistematização dos
achados, sobre os quais realizou a reflexão visando a resolução do problema de
pesquisa. Assim, se delineou como fundamental à gestão que visa promover o
desenvolvimento socioemocional dos docentes alguns pontos tais como: olhar
acolhedor sobre si como sujeito que também precisa de cuidado; reconhecer-se como
exemplo e liderança aos docentes; ser porto de escuta sensível e acolhimento aos
docentes; ter olhar atento e reflexivo aos docentes e a suas ações; promover espaços
de diálogo e interação entre os docentes; incentivar a formação docente continuada
em todas as suas instâncias; promover unidade de ação e colaboração no âmbito
escolar. A gestão escolar competente consolida os desenvolvimentos que ocorrem no
contexto escolar e tem nos docentes os agentes das transformações para a
construção de um mundo mais igualitário e justo. Como produto, apresenta-se a
criação de um podcast com diretrizes ao trabalho da gestão junto aos docentes.
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