A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
Abstract
O presente artigo tem como objetivo identificar algumas possibilidades e desafios no
uso das tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores. O
procedimento metodológico utilizado foi pesquisa bibliográfica, através da qual foi possível realizar
algumas considerações sobre a constituição histórica da Educação à distância no mundo, e mais
especificadamente no Brasil. Assim como, analisou-se a forma como esta vem sendo instituída na
contemporaneidade. A partir das análises e processos reflexivos realizados nesta pesquisa,
destaca-se que o acúmulo de currículos fragmentados e dicotomizados e a grande tendência em
reproduzir o modelo educativo presencial para o modelo de educação à distância, são alguns dos
limites que a formação de professores a partir da educação à distância necessita superar.
Enquanto possibilidades pode-se destacar a possibilidade de pensar em uma proposta de
formação de professores a partir de uma perspectiva mais interativa e autônoma. Que através do
uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e da educação à distância, permite a
superação das barreiras físicas, geográficas e pedagógicas no processo da busca de
conhecimentos que possibilitem acompanhar o acelerado processo de desenvolvimento científico
e tecnológico.
Collections
The following license files are associated with this item: