A visibilidade das infâncias na escola: agenda de acolhimento em contextos de vulnerabilidade social
Fecha
2023-02-08Primeiro membro da banca
Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
Segundo membro da banca
Astudillo, Mario Reinaldo Vásquez
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo dissertativo vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós
Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, a Linha de Pesquisa LP2 Gestão
Pedagógica e Contextos Educativos. Aborda a temática a visibilidade da infância e a Gestão
Escolar em Contextos de Vulnerabilidade Social. Teve por objetivo geral construir uma
agenda de acolhimento de forma colaborativa, para as infâncias em contextos de
vulnerabilidade social impulsionando processos mais inclusivos no contexto escolar. E por
objetivos específicos priorizou: Reconhecer os desafios do trabalho escolar com crianças
em vulnerabilidade social; Conhecer os aspectos que vulnerabilizam as infâncias em
comunidades em situações de vulnerabilidade social; Identificar as dimensões de
acolhimento já realizadas pela escola. O referencial teórico contemplou os estudos de
Arroyo (2012), Paro (2016), Freire (1996), Gallo (2002), Jacomini (2009), Engestron (2013)
entre outros. Fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do
Laboratório de Mudança, o estudo teve como contexto a Escola Municipal de Ensino
Fundamental São João Batista, com a gestão, professores, estagiários e funcionários da
escola. As sessões desenvolvidas foram planejadas a fim de promover a aprendizagem
expansiva dos participantes da pesquisa, visionando a elaboração e transformação do
objeto da atividade compartilhada: o acolhimento das infâncias da SJB. Desta forma, as
ações de mapeamento e análise permitiram identificar como desafios do trabalho escolar
com crianças em vulnerabilidade social a precariedade das condições de trabalho docente,
o declínio social da comunidade, a alfabetização em contextos de vulnerabilidade social e a
aprendizagem significativa. Como aspectos que vulnerabilizam as infâncias observamos a
Adultização/trabalho infantil; Contato com a criminalidade/ violência do território;
Necessidades básicas negligenciadas. Tal processo colocou em evidência que a visibilidade
das infâncias, incide sobre a vulnerabilidade das docências, visto que muitas vezes os
professores não possuem condições formativas e até mesmo condições psicológicas para
dar conta das demandas que emergem deste processo. Com isso, a construção de agendas
de acolhimento em escolas que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade
precisam ser pensadas e continuamente desenvolvidas. A partir das ações de
aprendizagem expansiva que promovem a criação de um novo modelo, identificamos como
células germinativas o reconhecimento dos professores sobre as práticas de acolhimento já
desenvolvidas, bem como a indicação de dimensões para compor a agenda de acolhimento
da Escola. Neste sentido o produto técnico/educacional apresentado caracteriza-se como
uma Agenda de Acolhimento que é uma política institucional, própria, autoral e traz o jeito
próprio de fazer de determinado cotidiano, que acolhe uma comunidade específica operando
ações de transformação, a qual traz pelo menos quatro pilares identificados nesta pesquisa:
Escuta, Políticas Públicas, Comunidade e Aprendizagem.
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