Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
View/ Open
Date
2023-07-07Primeiro membro da banca
Batalha, Denise Valduga
Segundo membro da banca
Leão, Débora Ortiz de
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação. O objetivo principal deste estudo foi compreender como a história de vida de uma professora alfabetizadora da Rede Pública de Ensino influencia em sua prática pedagógica, levando em consideração suas narrativas provindas do campo da memória. Os objetivos específicos serão os seguintes: conhecer a história de vida e trajetória de uma professora alfabetizadora da Rede Pública de ensino; compreender como as relações entre memórias da trajetória formativa influenciaram na prática pedagógica dessa professora; perceber como sua trajetória formativa auxiliou na construção de sua identidade, comprometida com a cidadania e a transformação social. Diante das diversas demandas existentes, surgiu o interesse de realizar a pesquisa, que tem como problema: Considerando o campo da memória, como a história de vida de uma professora alfabetizadora da Rede Pública de Ensino influencia em sua prática pedagógica, comprometida com a transformação social? A metodologia fundamenta-se em uma pesquisa com abordagem de cunho qualitativo, vinculado às histórias de vida e às práticas metodológicas de uma professora alfabetizadora da rede pública de ensino, do município de Santa Maria (RS). Ancora-se no entendimento das histórias de vida enquanto processo metodológico, pressupondo abordagens ligadas à docência e aos fios que conduzem esses conhecimentos tendo como base as narrativas, os anseios e considerações, onde a esperança é o entendimento de uma história de vida movimentada pela docência. A colaboradora desta pesquisa é uma professora alfabetizadora/anos iniciais da rede municipal e estadual, do município de Santa Maria/RS, com 25 (vinte e cinco) anos de experiência no ensino público.
Collections
The following license files are associated with this item: