Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJaeger, Angelita Alice
dc.creatorMattos, Michele Ziegler de
dc.date.accessioned2017-05-30T14:35:13Z
dc.date.available2017-05-30T14:35:13Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2969
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe study aims to analyze the interfaces between bullying and gender relations in the school context, identifying it among boys and girls of elementary school in a school on the outskirts of the city of Santa Maria-RS. The study included 95 children of both sexes from 4th to 8th grades of a state school from the outskirts of the city Santa Maria-RS.The study made use of the questionnaire named "Peer Violence”, validated for the Portuguese population in 2006, and adapted for this study. In addition to the questionnaire, there were 14 observations, every other day of the week (Monday, Thursday and Friday) in the course of a month, and each one had the time of 2h duration and last conversations informally with teachers and the school management team.The results showed that bullying is distinguished mainly by verbal aggression, and that the school recess is the time when these acts of violence spread. According to victims, the perpetrators are mostly male, older and in from the same class, tending to act alone. Spectators also saw the playground aggression by aggressors who acted alone. The aggressor say that aggression takes place in the classroom, where the victims are also male. Thus, the study revealed that boys are the main protagonists of bullying either as victim, spectator or aggressor. Nevertheless, one cannot neglect the role of girls, since they do not stop doing it, but they do it more quietly and unnoticed in the eyes of others. The bullying situations are intertwined with gender relations. Thus, we can understand wich representations of gender permeate daily fron/ to students where boys and girls are educated differently and occupy different spaces in school as a result. Finally, the study enables us to draw attention to what is culturally assigned to women and men, and to characterize then and how they practice bullying in schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.titleBullying e as relações de gênero presentes no espaço escolarpor
dc.title.alternativeBullying and gender relations present in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo analisar as interfaces entre o bullying e as relações de gênero no contexto escolar, identificando essa manifestação entre os meninos e entre as meninas no Ensino Fundamental em uma escola de periferia na cidade de Santa Maria-RS. A pesquisa é classificada na modalidade quali-quanti onde participaram do estudo 95 crianças de ambos os sexos de 4º a 8º serie da rede Estadual de Ensino. O estudo fez uso do questionário “Violência entre Pares”, aferido para a população portuguesa no ano de 2006, e adaptado para este estudo. Além do questionário, foram realizadas 14 observações, em dias intercalados da semana (segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira) no decorrer de um mês, sendo que cada uma delas contou com o tempo de 2h de duração e por último conversas informais com professoras e equipe diretiva da escola. Os resultados demonstraram que o Bullying se destaca, principalmente, através de agressão verbal, sendo o recreio o local determinante para que estes atos de violência se propaguem. De acordo com as vítimas, os agressores são em sua maioria do sexo masculino, mais velhos e da mesma turma e costumam agir sozinhos. Os espectadores/as, também, presenciaram as situações de bullying realizadas no recreio por agressores que agiram sozinhos. Já os agressores afirmaram agredir em sala de aula, onde as vítimas também são do sexo masculino. Desse modo o estudo revelou que os meninos apresentam-se como principais protagonistas do Bullying, seja como vítima, expectador ou agressor. Apesar disso, não se pode negligenciar a atuação das meninas, já que elas não deixam de praticá-lo, porém o fazem de maneira mais discreta e despercebida aos olhos dos outros. As situações de bullying estão entrelaçadas com as relações de gênero. Desse modo, podemos entender as representações de gênero que permeiam o cotidiano dos/as estudantes onde meninos e meninas são educados de modos diferentes e ocupam espaços diferentes na escola como consequência. Enfim, o estudo nos possibilita chamar atenção para o que é culturalmente atribuído a homens e mulheres, além de caracterizar o modo como eles e elas praticam o Bullying nas escolas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples