Parâmetros para a qualificação da formação permanente de professores que atuam na educação infantil
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Data
2023-02-03Primeiro membro da banca
Antunes, Jucemara
Segundo membro da banca
Marquezan, Lorena Inês Peterini
Metadata
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Esta dissertação integra o escopo de produções decorrentes do Curso de Mestrado Profissional em Políticas
Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional
(PPPG), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação
Básica e Superior (LP/1), também, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional
(GESTAR/CNPq). Especificamente, refere-se às políticas públicas de formação permanente de professores da
educação infantil, com ênfase na qualificação desses profissionais que atuam em instituições públicas pensadas e
construídas para a educação na primeira infância. Tem por objetivo geral compreender quais parâmetros podem
contribuir para a qualificação dos processos de formação permanente de professores que atuam em EMEIs da Rede
Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos/RS. E por objetivos específicos prioriza: i) revisitar as políticas públicas
de formação de professores da educação infantil no Brasil; ii) identificar na percepção dos profissionais que atuam
nas EMEIs da Rede Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos, como está organizado o Programa de Formação
Permanente de Professores e suas contribuições; iii) analisar narrativas de professores que atuam em EMEIs da
Rede Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos acerca da sua formação permanente; e iv) elaborar parâmetros
para a qualificação dos processos de formação permanente de professores que atuam em EMEIs da Rede Municipal
de Ensino de Júlio de Castilhos/RS. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada na metodologia
hermenêutica, do tipo colaborativa e implicada aos docentes que atuam na Educação Infantil das EMEIs da Rede
Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos/RS. As técnicas de pesquisa utilizadas para a construção de dados foram
documentos, questionário e narrativas escritas. Como método de análise de dados é considerada a teoria da
interpretação, pela compreensão hermenêutica e a partir das acepções de Orlandi (2013). O referencial teórico está
organizado com base na legislação educacional e em autores como Nóvoa (1991, 2009), Imbernón (2006, 2010),
Freire (1996, 2000), Secchi (2013), Freitas (2021), Kramer (2006), Ghedin (2004), Gadamer (1983), entre outros.
O produto técnico/educacional materializado refere-se a parâmetros para a qualificação dos processos de formação
permanente de professores que atuam em EMEIs da Rede Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos/RS, constando
a apresentação de sugestões detalhadas e comprometidas com uma formação permanente implicada às demandas
formativas e de atuação profissional destes/as colaboradores/as da pesquisa. Como principais resultados, passouse
a compreender que não basta se ter leis que normatizem a formação permanente de docentes; é necessário que
estes se tornem protagonistas do processo de planejamento e consecução de sua formação, no sentido de pensar as
demandas, articular e materializar as ações previstas, bem como, qualificá-las no cotidiano da atuação profissional.
Portanto, espera-se que com o desenvolvimento, resultados e produtos decorrentes desta pesquisa tenha se
constituído uma rede de ressignificações e (re)articulações em defesa e qualificação dos processos de formação
permanente de professores atuantes nas EMEIs da Rede Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos/RS.
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