Tecnologias educacionais na educação superior: um olhar formativo a partir do ensino remoto em uma instituição privada
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Data
2023-03-16Primeiro coorientador
Nogueira, Vanessa dos Santos
Primeiro membro da banca
Medeiros, Liziany Müller
Segundo membro da banca
Zancan, Silvana
Metadata
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Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) e ao INTERFACES - Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e
Sociedade, discute dimensões históricas, políticas, econômicas e sociais que
envolvem questões educacionais relacionadas à formação docente na educação
superior no Brasil. Especificamente, ao uso das tecnologias de comunicação e
informação, considerando o contexto do Ensino Remoto (ERE) durante a pandemia
da Covid-19. Disso emerge o problema que se desdobra nas seguintes questões
de pesquisa: Quais as políticas públicas que balizaram a formação de professores
na Educação Superior durante a pandemia? De que maneira as políticas públicas e
institucionais contemplam a utilização das tecnologias educacionais na formação de
professores? Quais os limites e potencialidades das tecnologias educacionais na
ação docente, considerando o contexto do ensino remoto? Como é possível
aproveitar as experiências vivenciadas neste período pelos docentes para
incrementar suas práticas futuras? Assim, objetiva investigar a utilização das
tecnologias educacionais na Educação Superior, e seus desdobramentos, a partir
do contexto do Ensino Remoto e das políticas de formação de professores. Como
referencial apresenta os marcos teóricos e legais da implementação de políticas
públicas para a Educação Superior e traz elementos que procuram contribuir com o
debate sobre a formação docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa, do tipo documental que foi realizada no âmbito da Faculdade de
Ciências da Saúde - SOBRESP, com docentes que operacionalizam o processo de
adesão ao ensino remoto. Para tanto, foi utilizada a pesquisa documental,
amparada em uma revisão de literatura sobre o tema, além da análise dos dados
de uma pesquisa institucional realizada com os docentes durante o período
pandêmico. Deste trabalho originou-se o produto que consiste em um curso
oferecido aos docentes no MOODLE, considerando as demandas apresentadas
pelos professores de integrar as tecnologias em suas práticas.
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