Resgate de experiências em uma escola de ensino médio para conhecimento acerca dos desafios na (re)construção de um currículo integrador
View/ Open
Date
2023-02-10Primeiro membro da banca
Zambon, Luciana Bagolin
Segundo membro da banca
Menezes, Luís Carlos de
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa é uma abordagem sobre a temática currículo com foco na possibilidade de
implementação de uma proposta curricular integradora. O contexto é de escola estadual de
Ensino Médio no período de 2020 a 2022, durante e pós-pandemia. Esse processo investigativo
está vinculado ao Projeto denominado “Desafio enfrentado pelos professores da Educação
Básica para o desenvolvimento de seu trabalho em tempos de e pós- pandemia” (DETRAPAN),
um estudo exploratório com o qual pudemos obter dados gerais sobre a situação pessoal e
profissional dos professores durante o ensino remoto. Esta pesquisa é, portanto, um
desdobramento, também coordenado pela Profa. Dra. Maria Eliza da Rosa Gama, com o
objetivo de analisar a possibilidade da implementação, manutenção ou resgate de uma proposta
curricular integradora após as mudanças advindas de fatores externos à escola. O problema de
pesquisa está centrado neste questionamento: de que modo as experiências vivenciadas durante
as mudanças provocadas por fatores externos podem contribuir na implementação, manutenção
ou resgate de uma prática curricular integradora? Esse problema da pesquisa se desdobra nestas
três questões: (1) Como se caracterizava a proposta curricular inicial da escola; (2) Que
adaptações foram realizadas na proposta curricular com as mudanças decorrentes de fatores
externos (reestruturação feita pela Secretaria de Educação, o trabalho remoto e o Novo Ensino
Médio); (3) Como se caracterizam os principais desafios enfrentados pelos professores para a
possibilidade de implementação, manutenção ou resgate, em aulas presenciais, de práticas
curriculares integradoras? Julgamos pertinente a escolha da abordagem qualitativa, porquanto
foi necessário analisar narrativas, descrições e opiniões dos professores e gestores das escolas
que trouxeram à tona suas vivências e perspectivas para a construção de novas propostas
curriculares. O método utilizado é o estudo de caso, e as narrativas foram coletadas por meio
de entrevistas do tipo semiestruturada, organizadas em quatro tópicos: (1) dados (pessoais e
profissionais), (2) proposta curricular antes da pandemia, (3) a prática docente e a questão
curricular durante a pandemia, no ensino remoto e (4) a prática curricular no retorno das aulas
presenciais. Assim, almejamos ter uma melhor compreensão acerca dos processos de mudanças
necessárias a um currículo integrador que atente para o multiculturalismo, para uma educação
capaz de formar cidadãos críticos e atuantes. Com essa visão ampla obtida por meio da análise
dos dados, pretendemos buscar possíveis respostas para as questões relativas ao problema que
norteia este estudo. E, após essas análises, concluímos que se vislumbram possibilidades de, no
futuro, haver mais práticas integradoras, resgatando experiências anteriores, porque os docentes
acreditam que um currículo integrador é o melhor caminho para os alunos estarem no
protagonismo e se tornarem críticos e atuantes na sociedade.
Collections
The following license files are associated with this item: