Mostrar registro simples

dc.creatorVelozo, Dircelene de Siqueira
dc.date.accessioned2023-08-04T15:14:52Z
dc.date.available2023-08-04T15:14:52Z
dc.date.issued2023-03-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29852
dc.description.abstractThis Master's thesis in Education has the general objective of understanding how the teachers of Early Childhood Education, from a municipal public school of Early Childhood Education in the municipality of Santa Maria, created from the PROINFÂNCIA program, organize their pedagogical practice, considering the place of babies, as well as the spaces and possibilities directed to the school's Nursery class. The methodology adopts a qualitative approach, of the Case Study type, for studying characteristic aspects of the research object. Data collection was carried out through participant observation and semi-structured interviews. Data analysis was performed using content analysis, when the information and narratives of Early Childhood Education teachers, research subjects, were categorized. To contextualize the research, legal documents that guide public and educational policies were used, such as: The National Common Curricular Base (BRASIL, 2017a), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2010), and the Curricular Guiding Document of the territory of Santa Maria (SANTA MARIA, 2019). The studies that support this research are based on reflections on the theoretical contributions of authors such as Barbosa (2006, 2010), Horn (2004), Fochi (2013, 2015), Gobatto (2011), Oliveira (2019), Rinaldi (2012). It is understood that although there is lack of information about current public policies directed to the Early Childhood Education stage, the understanding of how babies learn is related to legal propositions. It was observed that the pedagogical practice with babies, on the part of some teachers, is still loaded with actions that prioritize care, based on concerns based on hygiene and food care, while others prioritize education, based on actions that depart from the interests and curiosities of babies, that respect the rhythm of each one, and awaken their potential.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolítica pública-BNCCpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectBebêspor
dc.subjectPublic policy-BNCCeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectBabieseng
dc.titlePolíticas públicas para educação infantil: desafios e possibilidades da gestão no contexto da prática pedagógica com bebêspor
dc.title.alternativePublic policies for early childhood education: challenges and possibilities of management in the context of practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado em Educação tem por objetivo geral compreender como os professores de Educação Infantil, de uma escola pública municipal de Educação Infantil do município de Santa Maria, criada a partir do programa PROINFÂNCIA, organizam sua prática pedagógica, considerando o lugar dos bebês, assim como, os espaços e as possibilidades direcionadas para a turma de Berçário da escola. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, por estudar aspectos característicos do objeto de pesquisa. A coleta de dados foi realizada a partir da observação participante e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela análise de conteúdo, quando foram categorizadas as informações e narrativas dos professores de Educação Infantil, sujeitos de pesquisa. Para contextualização da pesquisa foram utilizados documentos legais que orientam as políticas públicas e educacionais como: A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017a), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), e o Documento Orientador Curricular do território de Santa Maria (SANTA MARIA, 2019). Os estudos que sustentam esta pesquisa estão baseados em reflexões de aportes teóricos de autores como Barbosa (2006, 2010), Horn (2004), Fochi (2013, 2015), Gobatto (2011), Oliveira (2019), Rinaldi (2012). Entende-se que embora haja uma desinformação sobre as políticas públicas atuais direcionadas à etapa da Educação Infantil, a compreensão sobre como os bebês aprendem está relacionada às proposições legais. Observou-se que a prática pedagógica com bebês, por parte de algumas professoras ainda está carregada de ações que priorizam o cuidar, a partir da preocupação baseada nos cuidados de higiene e alimentação, enquanto outras priorizam o educar, baseadas em ações que partem dos interesses e curiosidades dos bebês, que respeitem o ritmo de cada um, e despertem suas potencialidades.por
dc.contributor.advisor1Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100por
dc.contributor.referee1Segat, Taciana Camara
dc.contributor.referee2Souza, Daiane Lanes de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1023691566052848por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International