Desafios para a Popularização da Ciência em Paleontologia no Brasil: Avaliação do livro infantil “A Dinossaura Gnathovorax Azul" no contexto do Geoparque Quarta Colônia Mundial UNESCO
Resumo
Este trabalho acadêmico pretende analisar os desafios para a popularização da ciência em paleontologia no Brasil, em um recorte sobre uma estratégia executada pelo Centro de Apoio às Pesquisas Paleontológicas da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) no contexto da educação pública municipal da região, a partir do livro infantil “A Dinossaura Gnathovorax Azul”, lançado em 2022 por um projeto de extensão da UFSM. A pesquisa apresenta um resgate sobre a evolução da paleontologia enquanto área da ciência no Brasil (FERNANDES, 2020; LIMA; CARVALHO, 2022; SILVA JUNIOR, 2022; SOARES; MOTA, 2022), sua correlação
com a sociedade, em uma analogia de sua estrutura como um ecossistema (BLACKMORE, 2010; DI FELICE, 2014; KATO; KAWASAKI; CARVALHO, 2020). Além disso, a comunicação é apresentada como elo para a circulação do conhecimento a partir de conceitos como comunicação científica (CAPOZOLI, 2002; BUENO, 2014; CARIBÉ, 2015; MASSARANI; MOREIRA, 2020), comunicação pública (DUARTE, 2011) e comunicação pública da ciência (MALAGOLI, 2019). Partindo desta base conceitual, uma pesquisa quali-quantitativa é aplicada para mensurar os efeitos dessa estratégia no público ao qual é destinada, crianças do Ensino Básico, tendo como resultados principais os indicativos de que, para além da elaboração de materiais com boa qualidade e alinhados à demanda das comunidades, urge também a necessidade de ações complementares para a efetiva ativação de
produtos para a geração de um contexto favorável para popularização da ciência em paleontologia na região da Quarta Colônia/RS.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: