dc.contributor.advisor | Mortari, Elisângela Carlosso Machado | |
dc.creator | Silveira, Nathan Marques | |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T11:54:28Z | |
dc.date.available | 2023-08-11T11:54:28Z | |
dc.date.issued | 2023-07-21 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29896 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas. | por |
dc.description.abstract | This academic work intends to analyze the challenges in brazilian’s popularization of science in paleontology, focused on an executed strategy by the Center for Support to Paleontological Research of the Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) in the context of public education in the region, based on the children's book “A Dinossaura Gnathovorax Azul”, launched in 2022 by
an UFSM’s extension project. The research presents a review of the evolution of paleontology as an area of science in Brazil (FERNANDES, 2020; LIMA; CARVALHO, 2022; SILVA JUNIOR, 2022; SOARES; MOTA, 2022), its correlation with society, in an analogy as an ecosystem (BLACKMORE, 2010; DI FELICE, 2014; KATO; KAWASAKI; CARVALHO,
2020). In addition, the communication is presented as a link for the circulation of knowledge based on concepts like scientific communication (CAPOZOLI, 2002; BUENO, 2014; CARIBÉ, 2015; MASSARANI; MOREIRA, 2020), public communication (DUARTE, 2011) and public communication of science (MALAGOLI, 2019). Based on this conceptual basis, a qualitative and quantitative research is applied to measure the effects of this strategy on the children from the Basic Education, having as main results the indications that, in addition to the elaboration of materials with good quality and aligned to the community's demand, there is also an urgent need for complementary actions for the effective activation of products for the generation of a favorable context for the popularization of science in paleontology in the region of Quarta Colônia/RS. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Comunicação pública da ciência | por |
dc.subject | Paleontologia | por |
dc.subject | Avaliação de Impacto | por |
dc.subject | Geoparque Quarta Colônia | por |
dc.subject | CAPPA/UFSM | por |
dc.subject | Popularização da ciência | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Public communication of science | eng |
dc.subject | Paleontology | eng |
dc.subject | Impact Assessment | eng |
dc.subject | Quarta Colônia Geopark | eng |
dc.subject | Popularization of science | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | CAPPA/UFSM | eng |
dc.title | Desafios para a Popularização da Ciência em Paleontologia no Brasil: Avaliação do livro infantil “A Dinossaura Gnathovorax Azul" no contexto do Geoparque Quarta Colônia Mundial UNESCO | por |
dc.title.alternative | CHALLENGES FOR THE POPULARIZATION OF SCIENCE IN PALEONTOLOGY IN BRAZIL: Children's book "A Dinossaura Gnathovorax Azul" assessment in Geopark Quarta Colônia worldwide UNESCO’s context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Relações Públicas | por |
dc.description.resumo | Este trabalho acadêmico pretende analisar os desafios para a popularização da ciência em paleontologia no Brasil, em um recorte sobre uma estratégia executada pelo Centro de Apoio às Pesquisas Paleontológicas da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) no contexto da educação pública municipal da região, a partir do livro infantil “A Dinossaura Gnathovorax Azul”, lançado em 2022 por um projeto de extensão da UFSM. A pesquisa apresenta um resgate sobre a evolução da paleontologia enquanto área da ciência no Brasil (FERNANDES, 2020; LIMA; CARVALHO, 2022; SILVA JUNIOR, 2022; SOARES; MOTA, 2022), sua correlação
com a sociedade, em uma analogia de sua estrutura como um ecossistema (BLACKMORE, 2010; DI FELICE, 2014; KATO; KAWASAKI; CARVALHO, 2020). Além disso, a comunicação é apresentada como elo para a circulação do conhecimento a partir de conceitos como comunicação científica (CAPOZOLI, 2002; BUENO, 2014; CARIBÉ, 2015; MASSARANI; MOREIRA, 2020), comunicação pública (DUARTE, 2011) e comunicação pública da ciência (MALAGOLI, 2019). Partindo desta base conceitual, uma pesquisa quali-quantitativa é aplicada para mensurar os efeitos dessa estratégia no público ao qual é destinada, crianças do Ensino Básico, tendo como resultados principais os indicativos de que, para além da elaboração de materiais com boa qualidade e alinhados à demanda das comunidades, urge também a necessidade de ações complementares para a efetiva ativação de
produtos para a geração de um contexto favorável para popularização da ciência em paleontologia na região da Quarta Colônia/RS. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::PALEONTOLOGIA ESTRATIGRAFICA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |