Base Nacional Comum Curricular e as ciências da natureza: contextos de influência e de produção discursiva e o compromisso com o letramento científico
Fecha
2023-06-30Primeiro membro da banca
Amestoy, Micheli Bordoli
Segundo membro da banca
Coutinho, Cadidja
Terceiro membro da banca
Albino, Ângela Cristina Alves
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Compreender os processos de elaboração de uma política pública educacional e como ela atende
aos objetivos propostos é de suma relevância ao entender-se necessária uma educação
comprometida com o letramento enquanto processo que envolve práticas sociais de diferentes
áreas de conhecimento. Essa pesquisa objetiva analisar os processos de elaboração da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) a fim de avaliar como as mudanças na área de Ciências
da Natureza (CN) – Anos Finais do Ensino Fundamental -aproximaram-na/distanciaram-na do
compromisso com o desenvolvimento do letramento científico que afirma possuir. A pesquisa
tem orientação qualitativa e em relação aos objetivos esse trabalho tem caráter exploratório e
explicativo. Classifica-se quanto aos procedimentos técnicos utilizados como documental. Para
a análise dos dados são utilizados a Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin e a
abordagem do Ciclo de Políticas desenvolvida pelo sociólogo inglês Stephen Ball e
colaboradores, a qual servirá também como referencial teórico-metodológico, além da
perspectiva de letramento científico. O texto organiza-se em três capítulos temáticos: no
primeiro trata-se sobre o contexto de influência da BNCC, no segundo sobre a produção do
texto, com foco nas mudanças gerais entre as diferentes versões do documento; e o último é
dedicado a, a partir das mudanças identificadas na área de CN, avaliar se o texto se aproxima
ou distancia-se de uma educação comprometida com o desenvolvimento do letramento
científico. Os resultados indicam que o processo de elaboração da BNCC sofreu, ao longo de
suas diferentes versões, uma crescente influência de grupos empresariais e conservadores e que
os contextos de influência e produção da BNCC promoveram mudanças na área de Ciências da
Natureza que a distanciaram do compromisso com o desenvolvimento do letramento científico,
na medida em que o atendimento a demandas oriundas desses grupos silenciaram as
reivindicações de profissionais da educação e da comunidade escolar.
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: