Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por orientadores "Oliveira, Maria Angélica Figueiredo"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
O uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de inclusão escolar do deficiente visual
(2011)O presente artigo tem o propósito de levantar dados que possibilitem identificar o processo de inclusão escolar do deficiente visual no ensino fundamental do município de Panambi/RS, considerando os aspectos tecnológicos, ... -
O uso das mídias no ensino da geografia nas escolas públicas do município de São Borja
(2010-12-15)O presente artigo é o resultado de uma pesquisa que buscou verificar o uso das mídias tecnológicas no ensino da geografia, nas escolas públicas do município de São Borja no Rio Grande do Sul. As mídias tecnológicas representam ... -
A contribuição da informática na busca da consciência ambiental da comunidade escolar na EMEF Edy Maya Bertóia
(2012)Este trabalho busca analisar qual é a visão que os alunos da EMEF Edy Maya Bertóia têm a respeito dos problemas ambientais. Também procura verificar como a comunidade escolar está explorando os recursos da informática ... -
Perspectivas da EAD no Brasil: Algumas reflexões do contexto histórico
(2010)Tendo em vista o desenvolvimento das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no cenário da Educação a Distância (EAD), ressurgiu um novo conceito de conhecimento, pois as ferramentas tecnológicas unidas ... -
A TV e o vídeo na educação infantil: trabalhando o meio ambiente na Escola Municipal de Educação Infantil Dalila Schmid
(2013)O presente artigo mostra os resultados de um projeto feito com alunos do jardim de infância da Escola Municipal de Educação Infantil Dalila Schmidt, localizada em Cruz Alta- RS. Para isso realizou-se atividades onde a ... -
O uso do computador na construção do conhecimento na área da geografia
(2011)Este trabalho trata sobre o uso do computador na construção do conhecimento na área da Geografia, mesmo sabendo que ele é um elemento fundamental em todas as áreas do conhecimento. O computador deve ser visto como ... -
O uso das mídias na E. M. E. F. Juvêncio de Lemos no contexto rural unidocente
(2011)Este artigo apresenta alguns tópicos que precisam ser refletidos sobre o uso das mídias disponíveis: rádio, televisão e salientando o uso do celular e sua aplicabilidade no meio rural. Seu objetivo foi investigar formas ... -
Jogos didáticos X informática: aprendizagem significativa?
(2011)O artigo apresenta uma análise sobre o uso dos jogos didáticos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História, no laboratório de informática de uma escola da rede pública municipal da cidade de Bagé- ... -
O uso da tecnologia na educação física: favorecendo a cultura corporal, sob um novo enfoque metodológico
(2011)Este trabalho partiu de uma pesquisa realizada com profissionais de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Sant’Ana do Livramento,onde se buscou informações sobre a metodologia adotada em suas práticas pedagógicas.Desta ... -
O cinema como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem
(2011)A Revolução Industrial foi o marco para que, como uma mola, o progresso impulsionasse todas as áreas desde a comercial até a educacional. O cinema, inventado em 1895, apontou como um ótimo recurso didático, unindo o áudio ... -
O uso das mídias nas aulas de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental
(2013-12-14)O presente artigo tem como finalidade apresentar uma pesquisa sobre as tecnologias na sala de aula através do uso de recursos midiáticos nas aulas de Língua Portuguesa. Deste modo, relatar-se-á algumas atividades realizadas ... -
(Re)significando o uso consciente do papel no material impresso
(2010-12-27)Este trabalho aborda a necessidade de conscientização no uso do material impresso no âmbito escolar. Relata questões relativas ao meio-ambiente e a reciclagem e por isso dá ênfase a redução do uso deste material. Destaca ... -
A informática na educação infantil: influência e uso da mídia na formação da criança
(2011-09-30)A sociedade do século XXI vive em total e constante transformação tecnológica e nessas últimas décadas assistiu-se a grande mudanças no campo socioeconômico e político, quanto na cultura , da ciência e da tecnologia. A ... -
O uso das mídias nas aulas de seminário do ensino médio politécnico de uma escola da rede pública de educação
(2013-12-14)A sociedade está mudando e junto com ela a escola também, e para melhorar o aprendizado as escolas públicas estão inseridas na nova forma de ensinar os jovens, através do ensino médio politécnico, com ele os alunos fazem ... -
Refletindo sobre o uso de celulares e câmeras digitais no ambiente escolar
(2010-12-18)O presente trabalho teve como pressuposto entender o que está acontecendo no dia a dia da sala de aula frente às novas tecnologias, tais como celulares e câmaras digitais, sendo que estas ferramentas são de constante ... -
O computador como potencializador das interfaces de atuação e formação docente
(2010-12-09)A sociedade do conhecimento surge no mundo hodierno e se caracteriza pelas marcantes e aceleradas inovações das tecnologias, sobretudo, o uso do computador, que exige, dos atores educacionais, capacidade de apreender e ... -
O uso do material impresso na educação infantil através da literatura negra
(2011-12-02)O trabalho tem como objetivo verificar como está atuação da prática docente no assunto da inclusão da Literatura Infantil afro descendente. O objetivo é observar a existência de projetos que valorizem a importância da ... -
O uso das novas tecnologias e mídias no contexto escolar: a informática na educação de jovens e adultos - ensino médio
(2011-11-12)O presente artigo tem como finalidade investigar O Uso da Informática na Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio (EJA – EM) na Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari localizada em São Pedro do Sul-RS. Para ... -
O uso do computador no processo educativo escolar como recurso de aprendizagem intermediada pelo professor
(2010-12-15)Este trabalho apresenta uma pesquisa bilbliográfica sobre a utilização do computador como recurso de aprendizagem escolar, com ênfase para o Ensino Fundamental. Baseou-se também na observação da realidade do Colégio Estadual ...