O desenho universal para a aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
View/ Open
Date
2023-03-30Primeiro membro da banca
Rosa, Maiandra Pavanello da
Segundo membro da banca
Negrini, Tatiane
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente estudo foi realizado no Programa de Políticas Públicas e Gestão
Educacional, na Linha de Pesquisa 2 - Gestão das Práticas Pedagógicas e
vincula-se às pesquisas produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa
sobre Escolarização e Inclusão - NUEPEI/UFSM. A investigação versa sobre a
temática do desenho universal da aprendizagem como uma possibilidade de
configuração das práticas pedagógicas no momento de retorno ao ensino presencial.
A pandemia da COVID-19, o distanciamento social e o ensino remoto emergencial
produziram, de modo geral, significativas alterações nos processos de
aprendizagem dos alunos. Percebeu-se um aumento considerável de alunos com
dificuldades e fragilidades no processo de aprendizagem. Neste sentido, propõe-se
como questão norteadora: Como as práticas pedagógicas organizadas a partir dos
princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem podem contribuir para facilitar
a aprendizagem dos alunos no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da
COVID-19? Como objetivo geral se intenciona propor práticas pedagógicas
elaboradas a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem - DUA
para minimizar as dificuldades de aprendizagem manifestadas durante o retorno ao
ensino presencial. A pesquisa insere-se numa abordagem qualitativa de
investigação e foi realizada numa turma de 5º ano, com 23 alunos matriculados,
numa Escola Estadual de Ensino Fundamental. Os alunos foram submetidos a uma
avaliação diagnóstica por meio de um instrumento produzido junto às professoras do
4º ano do Ensino Fundamental com base no currículo emergencial, com o intuito de
verificar a aprendizagem dos alunos ingressantes no 5º ano. Deste modo, de
fevereiro a dezembro de 2022, foram desenvolvidas práticas pedagógicas
organizadas a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem,
onde foi possível perceber que estas mostram-se muito eficientes, enquanto
preveem uma diversificação nas formas de apresentação dos conteúdos e múltiplas
formas de sistematização e elaboração dos mesmos, permitindo melhor e maior
engajamento com o objeto do conhecimento, a aprendizagem e a construção do
conteúdo escolar. O embasamento teórico vincula-se às contribuições de autores
como Cunha (2018), Demo (2008), Ferreira (2002), Morin (2021), Prais (2017),
Zerbato (2018). Como produto desta pesquisa, foi elaborado um ebook com a
sistematização de algumas atividades práticas desenvolvidas a partir dos princípios
do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Este ebook é destinado aos
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e demais interessados pelo
assunto, visando qualificar a proposição das práticas pedagógicas e a aprendizagem
dos alunos.
Collections
The following license files are associated with this item: