Pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a lógica utilitarista do capital
Ver/
Fecha
2023-03-31Primeiro membro da banca
Groff, Apoliana Regina
Segundo membro da banca
Michels, Maria Helena
Terceiro membro da banca
Ferreira, Laura Senna
Quarto membro da banca
Silva, Luciélem Chequim da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Entendendo as relações de trabalho como estruturantes dos modos de vida e a sociedade organizada a partir da luta de classes, buscou-se compreender como se caracteriza o processo de acesso de pessoas com deficiência, egressas de cursos da Educação Superior, ao mercado de trabalho e seus desdobramentos, para responder a questão central destacada buscamos identificar as rotas de acesso ao mercado de trabalho desse grupo, analisar as barreiras em relação ao ingresso no mercado de trabalho e por fim, conhecer e compreender os enfrentamentos de pessoas com deficiência em suas atividades laborais. Efetuou-se inicialmente a construção do referencial teórico, subdividido em três etapas. A primeira delas, abordando as concepções de trabalho a partir da perspectiva marxista. O segundo capítulo apresenta as concepções relacionadas a educação e as políticas públicas de educação destinada às pessoas com deficiência e por fim, na terceira parte, buscou-se realizar um levantamento do histórico das pessoas com deficiência além de apresentar os dados atuais desse grupo no Brasil. Na sequência, realizou-se o Estado do conhecimento com o intuito de verificar o que vem sendo produzido na área através de uma busca na biblioteca de teses e dissertações, no qual foram analisados 14 trabalhos. Como metodologia desenvolveu-se uma pesquisa amparada no materialismo histórico dialético, no qual pessoas com deficiência, formadas em diferentes cursos e instituições de Educação Superior, foram entrevistadas. Ao todo foram 14 entrevistas utilizadas no decorrer da pesquisa. A análise dos dados se deu mediante a criação de núcleos de significação, metodologia de análise, que assim como as concepções sobre deficiência presentes no texto, estão fundamentadas a partir da Teoria Histórico Cultural. Foram trabalhados quatro grandes temas: a acessibilidade e o capacitismo no curso de formação; pessoas deficiência no mercado de trabalho e a lógica utilitarista do capital; a precarização e o adoecimento no mercado de trabalho e por fim, a lógica que impõe a culpabilização e individualização do adoecimento construindo a deficiência secundária. Apontou-se ainda que em decorrência dos grandes temas trabalhados há um aumento no processo de adoecimento e empobrecimento desse grupo.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: