A contação de histórias como possibilidade auto(trans)formativa com professoras
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Data
2023-05-29Primeiro membro da banca
Signor, Patrícia
Segundo membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa do Mestrado Profissional está inserida na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica
e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão
Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Com ela buscamos contar histórias,
nossas histórias e de outras pessoas que somam-se a nós nos estudos, reflexões e propositivas
acerca da contação de histórias como possibilidade auto(trans)formativa, capaz de contribuir
como possibilidade no processo de acolhimento e espaço-tempo de processos
Auto(trans)formativos permanentes com professoras da educação infantil do município de Santa
Maria/RS. O objetivo principal desta pesquisa foi compreender como a contação de histórias
pode se efetivar em uma possibilidade auto(trans)formativa que contribua/acolha professoras
fragilizadas mental e emocionalmente, na rede municipal de Santa Maria/RS. Além disso, para
sensibilização e realização da pesquisa auto(trans)formação com as coautoras adotamos a
proposta político-epistemológica dos Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos
(HENZ, 2015), como possibilidade de cada uma assumir dizer a sua palavra e como processo
de auto(trans)formação permanente com as professoras participantes. Desenvolvemos quatro
encontros presenciais com professoras da educação infantil da região oeste de Santa Maria/RS;
além de diálogos, compartilhamento de momentos formativos e a organização de questionário
com questões pontuais levantadas nos Círculos. Estudos realizados individualmente e também
compartilhados com as professoras fizeram-nos compreender, conhecer e (re)conhecer que a
gestão democrática e a auto(trans)formação permanente com professoras são viáveis para um
caminhar esperançoso em que queremos assumir nosso compromisso pedagógico e político
como profissionais, humanos e participantes da construção de uma sociedade democrática e
justa. Pela conscientização propiciada pelos espaços-tempos dialógico-reflexivos, sentimo-nos
desafiadas ao compromisso com o protagonismo na luta por uma educação de qualidade social
e humana, com práxis dialogadas e participadas, a serviço da libertação e humanização também
das profissionais professoras. Nesse sentido, a partir dos círculos e dos demais espaços-tempos
dialógico-reflexivos, identificamos pontos em comum ao adoecimento/esgotamento emocional e
mental das professoras; bem como, delimitamos pontos relacionados ao acolhimento à essas
professoras e diante desse cenário, conjuntamente, buscamos compreender como a contação
de histórias surge como uma possibilidade de amenizar esses índices, através de processos
Auto(trans)formativos. Os diálogos e sistematização do constructo de intervenção (“produto
final”) consiste em apresentar a contação de histórias como possibilidade auto(trans)formativa
permanente de professoras da educação infantil da rede municipal de Santa Maria/RS, uma
proposta contendo as experiências e as possibilidades de novos processos formativos, a partir
da contação de histórias, que será compartilhado com a secretaria de educação do município,
buscando provocar à SMED quanto aos constructos teórico-práticos de todo o processo dessa
pesquisa e à organização das formas de acolhimento às professoras fragilizadas/adoecidas
emocional e mentalmente.
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