A pesquisa e a extensão universitária e a formação continuada na educação física escolar: contribuições e transformações a partir de um estudo de caso
Visualizar/ Abrir
Data
2017-08-12Autor
Hundertmarck, Bruno Sarturi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A partir da experiência em um projeto de extensão e pesquisa universitária,
realizada no âmbito escolar, a relação direta com o professor de Educação Física regente
da escola suscita pensar esta aproximação entre os campos científico e escolar
(professor) como um profícuo espaço de formação continuada. Utilizou-se como
metodologia o estudo de caso, sendo o instrumento de pesquisa a entrevista
semiestruturada, considerando-se os percursos formativos e história de vida do
professor entrevistado. Pautada principalmente na relação experiencial, esta modalidade
formativa proporcionou um amplo diálogo entre as partes envolvidas, o que gerou
reflexões e mudanças na prática pedagógica do professor. Analisamos na fala do
professor após esta experiência profissional transformações na forma de interagir com
os alunos, principalmente na questão de dialogar e abrir possibilidades de participação
em aula como agentes ativos. Foram constatadas mudanças identificadas como
importantes pelo professor e que apontam para novas perspectivas de ensino, mas que o
mesmo reconhece ter dificuldades na sua materialização.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]