Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Julinho da
dc.date.accessioned2023-09-19T20:22:53Z
dc.date.available2023-09-19T20:22:53Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30251
dc.description.abstractThe aim of this dissertation was to analyze special and inclusive education for people with visual impairments in Guinea-Bissau based on Brazilian educational policies. The research problem is formulated as follows: what are the special and inclusive education policies adopted to meet the demands of people with visual impairments in GuineaBissau? To this end, an exploratory and analytical bibliographical and documentary study with a qualitative approach was carried out. Questionnaires and semi-structured interviews with teachers, students with disabilities and the school principal were used to collect data. The dissertation provides an insight into the fact that special and inclusive education is still a problem for people with special educational needs in Guinea-Bissau, as the lack of family participation and teaching materials limit student learning. After a bibliographical discussion based on Brazilian educational policies and framed in the context of Guinea-Bissau, the results indicate that unlike Brazil, where the state draws up public educational policies to meet the demands of people with disabilities, the state of Guinea-Bissau has not taken on this responsibility, a fact that leaves people with visual impairments outside the "formal" education system, contrary to the constitution's assumptions - that education is for everyone. This means that the state of Guinea-Bissau must develop special and inclusive education policies in a way that seeks to guarantee quality access and permanence for all students, regardless of their limitations.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectGuiné-Bissaupor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleEducação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiraspor
dc.title.alternativeSpecial and inclusive education for people with visual impairments in Guinea-Bissau: an analysis based on brazilian educational policieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objetivo analisar a educação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau a partir das políticas educacionais brasileiras. Teve como problema da pesquisa: quais são as políticas educacionais da educação especial e inclusiva adotadas para atender as demandas das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e analítico de abordagem qualitativo. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturada com professores, alunos com deficiência e diretor da escola da Guiné-Bissau. A dissertação oferece uma percepção de que a educação especial e inclusiva ainda é um problema para as pessoas com necessidades educacionais especiais na GuinéBissau, pois a falta de participação familiar e os materiais didáticos limitam a aprendizagem do aluno. Após uma discussão bibliográfica a partir das políticas educacionais brasileira e com o enquadramento no contexto da Guiné-Bissau, os resultados indicam que diferentemente do Brasil em que o Estado elabora as políticas públicas educacionais para atender as demandas das pessoas com deficiência, o Estado da Guiné-Bissau não tem assumido essa responsabilidade, fato esse que deixa as pessoas com deficiência visual fora do sistema de educação “formal”, contrariando os pressupostos constitucionais – em que a educação é para todos. Conclui-se que ao Estado da Guiné-Bissau, imputa-se a elaboração de políticas públicas educacionais especiais e inclusivas numa dinâmica que busque garantir o acesso e a permanência de qualidade para todos os alunos, independentemente das suas limitações.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Segatto, Carmen Rosane
dc.contributor.referee2Marquezan , Lorena
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International