dc.creator | Minussi, Valéria Pereira | |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T20:44:04Z | |
dc.date.available | 2023-09-22T20:44:04Z | |
dc.date.issued | 2023-06-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30264 | |
dc.description.abstract | This thesis is linked to the line of research on public educational policies, educational
practices and their interfaces of the Postgraduate Program in Education of the Federal
University of Santa Maria. It had a research problem: in what way are the processes
of social (in)justice experienced by young people in the public high schools of Santa
Maria/RS?. The general objective was "to analyze the processes of social (in)justice
experienced by young people from a public high school in Santa Maria/RS", with the
following specific objectives: To verify the presence of social justice approaches in
public policies in education; Identify the profile of young people in a public high school
in Santa Maria; Verify the presence of social (in)justice cases in a public high school;
Understand young people's conceptions about (In)Social Justice and its relationship
with education. This was a qualitative approach investigation that carried out a
documentary research and a case study on the processes of social (in)justice
experienced by high school youth, having as an instrument data survey, besides
documentary research, the use of questionnaire. The thesis has as categories: high
school, youth and youth conditions and social justice and their approaches to
redistribution, recognition, participation and justice as equality. Theoretical support
included Rawls (2000a, 2000b, 2003), Fraser (2002; 2006), Nussbaum (2013; 2015),
Connell (2006), Brandão (2010), Silva (2016), Abramo (2005), Margulis and Urresti
(2000), among others, Also taking as a theoretical subsidy some legal documents that
guide brazilian education. From this research we defend the thesis that the processes
of social (in)justice pass through the day to day of the students, transcending the
school context, directly influencing it from small movements and actions like the right
and access to education itself, the recognition of the cultures of these young people by
the school, making them feel belonging to this place, context and reality and the
processes of participation, which are still clearly little explored by the school
community. These approaches to social justice can be developed and improved from
a democratic education, proposed by Nussbaum (2015) and liberating, proposed by
Freire (2011) considering curricular justice through the look of the cultures of
disadvantaged groups, in building a counter-hegemonic curriculum, which is proposed
by Connell (2006). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | Redistribuição | por |
dc.subject | Reconhecimento | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Igualdade | por |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Redistribution | eng |
dc.subject | Recognition | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Equality | eng |
dc.title | A (in)justiça social em uma escola pública de ensino médio em Santa Maria/RS: o que os/as jovens dizem? | por |
dc.title.alternative | Social (in)justice in a public high school in Santa Maria/RS: what do young people say? | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A presente tese está vinculada à linha de pesquisa políticas públicas educacionais,
práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema de pesquisa: de que
maneira os processos de (in)justiça social são vivenciados pelos jovens nas escolas
públicas de ensino médio de Santa Maria/RS?. O objetivo geral foi “analisar os
processos de (in)justiça social vivenciados por jovens de uma escola pública de ensino
médio de Santa Maria/RS”, tendo ainda como objetivos específicos: Verificar a
presença de abordagens de justiça social nas políticas públicas em educação;
Identificar o perfil dos jovens em uma escola pública de ensino médio de Santa Maria;
Verificar a presença de processos de (in)justiça social em uma escola pública de
ensino médio; Compreender as concepções dos jovens sobre (In)Justiça Social e sua
relação com a educação. Esta foi uma investigação de abordagem qualitativa que
realizou uma pesquisa documental e um estudo de caso sobre os processos de
(in)justiça social vivenciados por jovens do ensino médio, tendo como instrumento de
levantamento de dados, além da pesquisa documental, o uso de questionário. A tese
tem como categorias: o ensino médio, as juventudes e as condições juvenis e a justiça
social e suas abordagens de redistribuição, reconhecimento, participação e justiça
como igualdade. O aporte teórico contou com Rawls (2000a, 2000b, 2003), Fraser
(2002;2006), Nussbaum (2013;2015), Connell (2006), Brandão (2010), Silva (2016),
Abramo (2005), Margulis e Urresti (2000), entre outros autores, trazendo ainda como
subsídio teórico alguns documentos legais que norteiam a educação brasileira. A partir
desta pesquisa defendemos a tese de que os processos de (in)justiça social
perpassam o cotidiano dos estudantes, transcendendo o contexto escolar,
influenciando-o diretamente a partir de pequenos movimentos e ações como o próprio
direito e acesso à educação, o reconhecimento das culturas destes jovens pela
escola, fazendo com que se sintam pertencentes a este lugar, contexto e realidade e
os processos de participação, que ainda são nitidamente pouco explorados pela
comunidade escolar. Estas abordagens de justiça social podem ser desenvolvidas e
aprimoradas a partir de uma educação democrática, proposta por Nussbaum (2015)
e libertadora, proposta por Freire (2011) considerando a justiça curricular através do
olhar das culturas dos grupos desfavorecidos, na construção de um currículo contrahegemônico, o que é proposto por Connell (2006). | por |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Nara Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3258515109652211 | por |
dc.contributor.referee1 | Batista, Neusa Chaves | |
dc.contributor.referee2 | Sarturi, Rosane Carneiro | |
dc.contributor.referee3 | Salva, Sueli | |
dc.contributor.referee4 | Silveira, Éder da Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |