Sobre ensino e aprendizagem de números negativos: o que apontam as pesquisas
Fecha
2023-06-23Primeiro coorientador
Pozebon, Simone
Primeiro membro da banca
Búrigo, Elisabete Zardo
Segundo membro da banca
Carneiro, Reginaldo Fernando
Terceiro membro da banca
Fajardo, Ricardo
Quarto membro da banca
Cabral, Tânia Cristina Baptista
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese de doutorado é produto de uma pesquisa que foi desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento
Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no âmbito do Grupo de Estudos
e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat). A pesquisa teve como objetivo descrever e
analisar elementos inerentes à educação escolar revelados em pesquisas brasileiras de
programas de pós-graduação stricto sensu sobre números negativos. Para isso, foram definidas
quatro ações investigativas: elencar aspectos que pesquisas brasileiras que envolvem números
negativos descrevem como importantes sobre o Professor que Ensina Matemática; identificar o
que pesquisas brasileiras apontam sobre o ensino dos números negativos; compreender a
constituição do movimento histórico dos números negativos por meio do que é apresentado em
pesquisas brasileiras; e verificar o que os documentos curriculares indicados por pesquisas
brasileiras orientam sobre o processo de ensino de números negativos. Os princípios teóricos
utilizados partiram da Teoria Histórico-Cultural, que compreende, entre outros fundamentos,
que a aprendizagem se dá por meio de interações sociais; e mais especificamente da Teoria da
Atividade, que evidencia que o ser humano é impulsionado a agir por necessidades e é através
desses processos que ele se humaniza e desenvolve suas Funções Psicológicas Superiores. Na
busca por elementos que revelassem o objeto particular da investigação, a aprendizagem de
números negativos, foram definidos quatro isolados de análise: Professor que Ensina
Matemática; o ensino de números negativos; o movimento histórico dos números negativos e
os documentos curriculares. As ações mobilizadoras da pesquisa se deram por meio de uma
Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Buscaram-se pesquisas de mestrado profissional,
mestrado acadêmico e doutorado no Portal de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca
Digital de Teses e Dissertações que se voltavam à aprendizagem de números negativos. Após
refinamentos e seguindo as etapas da RSL, bem como a adoção de critérios de inclusão e
exclusão, foram selecionadas 59 investigações que poderiam revelar a essência do fenômeno
investigado em sua totalidade. Sobre o professor que ensina matemática, os aspectos que
ficaram evidentes referem-se à sua formação, à organização do ensino e aos conhecimentos
sobre o conteúdo e a docência. Quanto ao ensino de números negativos, revelou-se que decorre
da atividade principal do professor que é o ensino, da atividade do aluno que é o aprender e dos
modos e instrumentos de ensino e aprendizagem. Sobre o movimento histórico dos números
negativos, destacaram-se seis obstáculos epistemológicos e os estudos de diversas civilizações
e matemáticos sobre esses números os quais trazem à tona a essência do seu processo histórico.
Acerca dos documentos curriculares, constatou-se que, em especial os números negativos
aparecem nos PCN e na BNCC, os quais expressam orientações curriculares e questões relativas
ao sujeito que se espera formar. A partir da análise dos quatro isolados, defende-se que a
formação do professor, a organização intencional do ensino, o conhecimento do movimento
histórico e as orientações das propostas curriculares são determinantes para promover um
ensino voltado à aprendizagem do conhecimento teórico sobre números negativos.
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