A gestão pedagógica escolar e a interconexão com outros contextos educativos
View/ Open
Date
2023-10-09Primeiro membro da banca
Pavão, Silvia Maria de Oliveira
Segundo membro da banca
Souza, Carmem Rosane Segatto e
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação está ligada à linha de Pesquisa 2 (LP2), Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O interesse em ressignificar a temática “A gestão pedagógica escolar e a interconexão com outros contextos educativos”, surgiu da inquietação de ressignificar o Projeto PROFESP (Programa Forças no Esporte) financiado pelo Governo Federal e aplicado pela Base Aérea de Santa Maria em parceria com o município na escola onde atuo no 5 ano do ensino fundamental, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bolzan. Como inquietação surgiu o seguinte problema de pesquisa: Como a gestão pedagógica escolar se conecta com outros contextos educativos impactando na qualidade no processo de aprendizagem? Para isso organizou-se o seguinte objetivo geral: ressignificar as possibilidades, desafios e limitações da gestão pedagógica escolar com estudantes que vivenciam/experimentam outros contextos educativos. Como objetivos específicos: ressignificar a gestão pedagógica e outros contextos educativos; refletir sobre histórias de vidas de sujeitos de outros contextos educativos/culturais propiciando a atividades sócio-culturais locais e globais; apresentar uma proposta possível de execução para futuras parcerias entre as instituições escolares e outros contextos educativos. A metodologia está ancorada numa pesquisa de cunho qualitativa, etnográfico, autobiográfica, aplicada e implicada, podendo, ainda, ser caracterizada como estudo de caso. Foi analisado os propósitos de estudos, a prática pedagógica da autora, interconectada a outros contextos educativos e a vida escolar dos estudantes com a inserção do projeto PROFESP na escola. O produto educacional desenvolvido foi um folder educativo, demonstrando o quanto é considerável essa atividade com outros contextos educativos, fortalecendo e expansão do projeto PROFESP em outras instituições de ensino. As práticas, os saberes, as experiências e as vivências, vão além das orientações/aprendizagem apresentada pelos professores. Como conclusão obteve-se momentos significativos para todos os sujeitos participantes, foi um crescimento profissional e pessoal, articulando teoria e prática nos diferentes contextos educativos. As interconexões com outros contextos educativos, possibilitou o conhecimento de diferentes identidades, culturas, sonhos e esperanças. Uma das inovações dessa pesquisa foi interconectar diferentes contextos educativos locais/globais, com vistas a uma educação integral, cidadã, ética, multicultural, planetária e pacífica.
Collections
The following license files are associated with this item: