Formação de professores em tecnologias educacionais: contributo para um modelo de formação continuada na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
View/ Open
Date
2023-08-21Primeiro membro da banca
Ramos, Maria Altina Silva
Segundo membro da banca
Macedo, Sheyla Maria Fontenele
Terceiro membro da banca
Sampaio, Maria Lúcia Pessoa
Quarto membro da banca
Cruz, Denise Santos da
Metadata
Show full item recordAbstract
A formação continuada de professores desempenha um relevante contributo na qualidade da educação e perante as mudanças ocorridas na sociedade, nas escolas, tornar-se essencial preparar os professores da educação básica para assumir o desafio da integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa na área da formação continuada de professores em tecnologias educacionais na rede pública estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de delinear um modelo para essa categoria formativa. Em termos metodológicos, recorreu-se a um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas e questionários. Analisaram-se produções acadêmicas (dissertações e teses) relativas à formação continuada de professores em tecnologias educacionais desenvolvidas em instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte e documentos (planos, regimentos e normativos) referentes às políticas públicas envolvendo o tema. Os seis participantes das entrevistas possuíam experiência como professores-formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e/ou na gestão de programas estaduais de formação de professores. Ademais, dez representantes dos NTE colaboraram com questionários que permitiram conhecer recursos e atividades vocacionadas para a formação de professores em tecnologias educacionais. Quanto às técnicas de análise de dados, recorreu-se à análise estatística e de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que: (i) a formação continuada de professores deve ser estruturada com foco em diversas dimensões para garantir sua efetividade, gerando impactos positivos e duradouros no trabalho docente; (ii) as políticas públicas para a formação continuada de professores em tecnologias educacionais apresentam descontinuidade dos programas, fragilidades a nível de investimentos, descoordenação da formação continuada e problemas com atualização de equipamentos tecnológicos; e (iii) os principais fatores determinantes do sucesso da formação continuada são o investimento na formação, o planejamento e a visão estratégica dos gestores educacionais, a clara definição de papéis e a articulação entre estruturas de formação, o acesso aos meios tecnológicos e a infraestruturas, a continuidade dos programas formativos, os conhecimentos pedagógicos, a formação didática sobre o uso das tecnologias e a qualificação dos formadores. Quanto à formação continuada de professores em tecnologias educacionais no Estado do Rio Grande do Norte, verificou-se a predominância de cursos promovidos por coordenadores de pesquisas, a ausência de planos de formação integrados e estruturados por organismos públicos, problemas com a qualidade dos equipamentos tecnológicos disponíveis nas escolas e nos NTE bem como a falta de procedimentos sistematizados para gestão dos processos formativos. Nessa ótica, identificaram-se registros quanto à disponibilidade, ao esforço, à preparação e à criatividade dos professores-formadores dos NTE, reforçando o papel dessa estrutura na política estadual de formação continuada de professores. Perante o cenário analisado, foi proposto um modelo estadual para formação continuada de professores em tecnologias educacionais com base em oito pressupostos: cultura da formação, inovação pedagógica, suporte e acompanhamento, avaliação da qualidade, apoio institucional, lideranças comprometidas, planejamento estratégico e recursos e infraestrutura.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Auto(trans)formações permanentes com professores do ensino médio regular: re-ad-mirando a docência e re-significando experiências
Freitas, Larissa Martins (2020-12-17)Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta investigação, ... -
A formação [vocal] do sujeito [contratenor]
Souza, Daniel Torri (2015-07-16)A presente dissertação integra os trabalhos do grupo de pesquisa Floema Núcleo de estudos em estética e educação - e vincula-se à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) ... -
A política de formação de professores através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Dambrós, Gabriela (2015-12-15)A formação de professores constitui-se uma tarefa de suma importância para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, sendo ainda política de governos em diferentes níveis, bem como parte de programas educacionais, ...