Navegação Ensino de Sociologia no Ensino Médio – EaD por título
Itens para a visualização no momento 31-50 of 54
-
Oficinas pedagógicas de direitos humanos para o ensino médio
(2016-04-15)O artigo visa o estudo da Sociologia no ambiente escolar utilizando métodos didáticos dos recursos de multimídia através de documentários e debates estimulantes. O procedimento alternativo da interdisciplinaridade das ... -
Oficinas pedagógicas de meio ambiente para o ensino médio
(2016-01-16)O artigo apresenta considerações a respeito da inserção da questão ambiental como tema transversal para o ensino médio, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e como o tema pode ser desenvolvido sob a ótica da ... -
Um olhar sobre o ensino médio politécnico: ranços e avanços
(2015-12-09)Este artigo busca um olhar sobre o Ensino Médio Politécnico implantado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul nas escolas estaduais de Ensino Médio em 2011. Procura identificar quais foram as razões para a implantação, ... -
O papel da família frente à indisciplina na escola: desafios e perspectivas
(2015-12-04)O objetivo do presente artigo é compreender qual o papel das famílias e das escolas frente ao alto índice de indisciplina que perturba o ambiente escolar. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo onde buscou-se através ... -
As perspectivas da sociologia com a nova base curricular do ensino médio
(2015-12-28)O presente artigo analisa as perspectivas de consolidação da disciplina de Sociologia, a partir da proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Apesar de obrigatória, a disciplina ainda não desenvolveu uma tradição ... -
A política de formação de professores através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
(2015-12-15)A formação de professores constitui-se uma tarefa de suma importância para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, sendo ainda política de governos em diferentes níveis, bem como parte de programas educacionais, ... -
Políticas educacionais e juventude rural no ensino superior
(2015-12-15)O artigo objetiva analisar as políticas educacionais de acesso ao ensino superior, recentemente instituídas no Brasil, em especial, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e as relações com a juventude rural, ... -
O processo de inclusão de crianças com deficiência: uma análise em uma escola municipal de educação infantil da região norte do RS
(2016-01-15)A realidade de cada educando deficiente é única. Não há existem critérios universais de como deve ser o ensino para com os alunos com deficiência. O educador necessita observar, perguntar, analisar e ouvir para entender ... -
O Programa Mais Educação como política pública nacional de educação para o ensino integral na E.E.E.F Érico Veríssimo
(2015-12-15)O artigo aborda implantação, histórico e vivencia do Programa Mais Educação (PME) promovido pelo Governo Federal como Política Pública para o Ensino Integral. O Mais Educação é um programa do Governo Federal criado como ... -
Propostas pedagógicas do ensino da cultura indígena e cultura afro-brasileira para do ensino médio a partir da disciplina de Sociologia
(2016-01-08)O trabalho não apresenta resumo -
Relação de poder e gestão democrática
(2016-01-20)O presente trabalho relata a relação de poder exercida pela Mantenedora (SEDUC) com os Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs) do Rio Grande do Sul, mais especificamente ao NEEJA de Palmeira das Missões. ... -
Religião numa visão sociológica e científica
(2015)O artigo foi elaborado fazendo analises em alguns clássicos das ciências sociais de hoje e reflexos do passado com olhar especialmente voltado para as situações do povo brasileiro, refletindo a sociologia e a religião ... -
Religiosidade afro-brasileira: apontamentos sobre questão religiosa a partir do ensino da sociologia no ambiente escolar
(2015-12-21)O Trabalho “Religiosidade Afro-Brasileira: Apontamentos sobre questão religiosa a partir do Ensino de Sociologia no Ambiente Escolar” buscou através de pesquisas bibliográficas, perceber como a Religiosidade Afro-Brasileira ... -
As religiões em sala de aula: diversidade religiosa e diálogo inter-religioso na disciplina de sociologia no ensino médio
(2015-12-20)Este texto visa apresentar elementos pertinentes para a abordagem da diversidade religiosa e promoção do diálogo inter-religioso na escola através da disciplina de sociologia no ensino médio. Apresenta alguns elementos ... -
Resgate oral da memória cultural e social de morrinhos
(2015-12-15)O projeto “Resgate oral da memória cultural e social de Morrinhos”. È um trabalho de conclusão do curso de especialização em ensino de sociologia para o ensino médio da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo ... -
Revisão bibliográfica sobre educação ambiental x sociologia com enfoque no turismo rural
(2016-01-25)A temática ambiental sobre a perspectiva da educação, TEIXEIRA (2008), tornou-se objeto de reflexão de vários autores e tema de ampla bibliografia. Neste trabalho buscou-se através de uma pequena revisão bibliográfica sobre ... -
A sociologia como parte integrante da realidade da educação brasileira: situações concretas no cotidiano escolar do ensino médio
(2015-12-20)Este estudo é parte integrante de uma série de reflexões e discussões que se realiza acerca da disciplina Sociologia no contexto educacional brasileiro, como proposta e prática social a partir da interdisciplinaridade, de ... -
Sociologia e memória: uma aproximação necessária
(2016-04-15)O presente artigo tem objetiva estudar uma alternativa de resgatar a memória do município de Terra de Areia, tendo em vista que a história do lugar não é muito conhecida pela população mais jovem. A maioria das pessoas ... -
Sociologia no ensino médio: o que ensinamos sobre gênero
(2015-12-15)A presente pesquisa resulta de uma reflexão e elaboração sobre a vivência de como tem sido inserir a questão de gênero como conteúdo didático no currículo do ensino médio, na disciplina de sociologia, com a utilização da ... -
Tecnologia e formação docente: um desafio para a formação de professores de Física em Araranguá, Santa Catarina
(2015-12-22)A qualificação do ensino no Brasil depende de vários fatores, desde investimento e políticas públicas eficientes à melhoria da estrutura escola e à qualificação do professor. Nesse sentido, um dos aspectos fundamentais ...