Navegação Ensino de Sociologia no Ensino Médio – EaD por orientadores "Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Juventude e violência: uma proposta interdisciplinar na área das ciências humanas
(2015-12-22)Este é o artigo de conclusão da Especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio (UFSM). Trata-se de um estudo de caso, uma pesquisa participante realizada no I.E. Luiz Guilherme do Prado Veppo. Escola de ensino ... -
A articulação da sociologia com as demais disciplinas da área de ciências humanas no ensino médio politécnico
(2015-12-11)O presente artigo trata das dificuldades e desafios que os professores estão enfrentando na articulação da disciplina de Sociologia com as demais disciplinas que integram a área de conhecimento das Ciências Humanas e suas ... -
Resgate oral da memória cultural e social de morrinhos
(2015-12-15)O projeto “Resgate oral da memória cultural e social de Morrinhos”. È um trabalho de conclusão do curso de especialização em ensino de sociologia para o ensino médio da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo ... -
Contribuição sociológica no ensino de história local no ensino médio
(2016-01-08)Este trabalho apresenta um estudo, do qual buscou resgatar a história local da comunidade de Morro do Forno, importante distrito rural do município de Morrinhos do Sul, baseando-se através de uma fundamentação teórica e ... -
A política de formação de professores através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
(2015-12-15)A formação de professores constitui-se uma tarefa de suma importância para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, sendo ainda política de governos em diferentes níveis, bem como parte de programas educacionais, ... -
O ensino de sociologia e algumas possibilidades de tratar da velhice
(2015-12)O idoso em nosso país ainda representa um problema social não avaliado. A população idosa vem crescendo consideravelmente nos últimos tempos, devido ao aumento da expectativa de vida da população. O presente artigo tem ... -
História indígena para o ensino médio
(2016-01-15)Apesar da sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à diversidade cultural como um tema transversal, bem como a Lei Federal n.11.465 (10 mar. 2008) que obriga o ensino dos povos indígenas na formação da ... -
Ensino de ciências sociais e cinema: algumas reflexões
(2015-12-15)O presente trabalho tem como tema de investigação o ensino de ciências sociais, tomando como referência a o suporte fílmico. O objetivo geral de nossa pesquisa é pensar alternativas possíveis para a articulação entre ... -
Aula invertida como estratégia de ensino - relato de experiência sobre a temática de gênero, sexualidade e diversidade na educação de jovens e adultos
(2015-12-15)O presente artigo apresenta a aula invertida como estratégia de ensino de Sociologia, através da abordagem da temática “Gênero, Sexualidade e Diversidade” na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Trata-se de um relato de ... -
Oficinas pedagógicas de meio ambiente para o ensino médio
(2016-01-16)O artigo apresenta considerações a respeito da inserção da questão ambiental como tema transversal para o ensino médio, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e como o tema pode ser desenvolvido sob a ótica da ... -
Ensino de sociologia e direitos humanos
(2015)Este artigo caracteriza o relato da experiência vivenciada durante o estágio de observação/intervenção, realizado na disciplina Sociologia, em turmas do Ensino Médio, modalidade normal, na rede pública estadual da cidade ... -
Políticas educacionais e juventude rural no ensino superior
(2015-12-15)O artigo objetiva analisar as políticas educacionais de acesso ao ensino superior, recentemente instituídas no Brasil, em especial, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e as relações com a juventude rural, ... -
Oficinas pedagógicas de direitos humanos para o ensino médio
(2016-04-15)O artigo visa o estudo da Sociologia no ambiente escolar utilizando métodos didáticos dos recursos de multimídia através de documentários e debates estimulantes. O procedimento alternativo da interdisciplinaridade das ...