A transdisciplinaridade imersa nos contos de fadas: a busca por uma educação infantil inovadora
Date
2023-10-10Primeiro membro da banca
Souza, Carmen Rosane Segatto e
Segundo membro da banca
Santos, Camila Borges dos
Metadata
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Essa dissertação está vinculada ao Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP/2); refere-se às práticas de inovação na gestão da aula: interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, especificamente sobre a prática pedagógica transdisciplinar na Educação Infantil, através dos contos de fadas. Como inquietação a pergunta, que buscamos responder: Como os contos de fadas gaúchos proporcionam ressignificar os sentidos dos contos de fadas clássicos? Tendo como objetivo geral, proporcionar inovações na Educação Infantil, através da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, propiciando atividades encantadoras a partir dos contos de fadas gauchescos. E, por objetivos específicos, aplicar os contos de fadas como meios para a constituição de práticas pedagógicas interdisciplinares e transdisciplinares e ressignificar os sentidos dos contos de fadas clássicos com suas releituras conectadas à cultura gaúcha. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, realizada através de narrativas (auto)biográficas, relacionadas às práticas pedagógicas desenvolvidas com uma turma de Pré-escola B, com 19 alunos de cinco e seis anos, da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Zulânia de Fátima Simionato Salamoni, localizada no município de Santa Maria/RS. O referencial teórico leva em consideração a legislação educacional e autores como Morin (1998;2020), Freire (1992;2019), Chalita (2003), Bettelheim (1978) e Josso (2010;2020). O produto técnico/educacional resultante da pesquisa foi a elaboração de um conto de fadas, de autoria das próprias crianças, estimulando o texto de acordo com o contexto Rio Grandense. Ressignificou-se a contação de histórias na Educação Infantil, inspirando outros educadores, a inovar suas práticas pedagógicas interdisciplinares e transdisciplinares, que busquem a formação do Ser Humano por inteiro. Percebeu-se que a mediação sócio-cultural propiciada através dos contos de fadas clássicos e contos de fadas gauchescos possibilitaram a produção coletiva de um e-book narrado e ilustrado pelas crianças, inovando a prática pedagógica.
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