Navegação Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD por título
Itens para a visualização no momento 87-103 of 103
-
A realidade da educação física escolar nos anos iniciais: percepção dos professores sobre a utilização do lúdico e da recreação para a promoção do desenvolvimento motor infantil
(2015-02-20)O presente estudo investiga a realidade da educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino no estado do Rio Grande do Sul, onde, de acordo com a legislação ... -
O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
(2015-02-21)Esta pesquisa pretende ampliar a visão da Educação Física, do lúdico e do espaço do recreio na escola, através de um questionário aplicado para analisar o recreio em duas escolas distintas do município de São Francisco de ... -
A referência masculina nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-02-27)É sabido que na educação básica é esmagadoramente maior a presença de mulheres em comparação a de homens. Este trabalho discorre sobre a referência masculina nos anos iniciais do ensino fundamental bem como a visão da ... -
Os reflexos da primeira infância no crescimento e desenvolvimento da criança na educação infantil
(2015-02-28)A presente pesquisa teve por objetivo avaliar crianças da primeira infância na educação infantil. Para atingir os objetivos propostos contamos com a colaboração de dez mães e bebês residentes no Município de Santa Maria/RS. ... -
Reflexões sobre a inclusão de uma aluna com síndrome de Down nas aulas de Educacão Física
(2015-02-20)O objetivo deste estudo foi analisar o contexto da inclusão nas aulas de Educação Física (EF) do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Campo Bom. A metodologia utilizada para a elaboração desta ... -
Relação entre professores de educação física e alunos surdos em escola regular e especial da educação infantil
(2015-02-20)A educação Física escolar permite aos professores, trabalhar não só com o corpo, mas também com todas as vivências, proporcionado aos alunos um melhor preparo para inserir-se na sociedade. No caso de crianças com deficiência ... -
O resgate às brincadeiras e aos brinquedos populares mediados pelas mídias digitais
(2015-02-27)O trabalho foi realizado em uma turma com 20 alunos do 3º ano de uma escola pública da rede estadual da cidade de Cruz Alta – RS visando identificar as contribuições que as mídias digitais revelam para o resgate às ... -
Resgate de brinquedos e brincadeiras antigas: um estudo com docentes dos anos iniciais de uma escola municipal de ensino fundamental de Passa Sete - RS
(2015-02-27)Considerando-se que as brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo da criança e que podem auxiliar no processo de aprendizagem, este estudo com docentes dos anos iniciais tem como objetivo analisar se há o resgate de ... -
O ritmo e sua importância na educação física infantil
(2015-02-21)O som e o movimento corporal acompanham o homem desde sua concepção. O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da ... -
A rotina de escolares no turno inverso escolar residentes da zona urbana e rural, e a interferência no estado nutricional
(2014-02-28)A obesidade, talvez seja a enfermidade mais antiga que se conhece. Conforme a pesquisa da do Ministério da Saúde, “o percentual de pessoas com excesso de peso superou, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira, ... -
A rotina escolar na educação infantil e sua importância no desenvolvimento da criança
(2015-02-28)A Rotina é uma forma de organização que podemos perceber nas mais diversas formas de organização da sociedade, não sendo diferente no meio educacional. O significado de Rotina Escolar está ligado ao desenvolvimento de ... -
Taekwondo na escola: ênfase ao esporte educacional
(2015-02-27)Este estudo apresenta uma reflexão teórica sobre as contribuições do Taekwondo na escola para o processo educacional de crianças que se encontram nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atingir este objetivo foi ... -
Teoria das inteligências múltiplas no contexto da educação física escolar
(2015-02-21)O por que alunos que são participativos, dedicados, com bom rendimento e aprendizagem em aulas de Educação Física, possuem muitas vezes pouco interesse, pouca dedicação e baixa aprendizagem em outras áreas do conhecimento ... -
A unidocência na educação física nos anos iniciais
(2015-02-21)O presente trabalho abordou como tema a unidocencia na Educação Física nos Anos Iniciais, que teve como objetivo analisar a didática e os conteúdos utilizados pelas professoras regentes nas aulas de Educação Física nos ... -
Uso da dança nas aulas de educação física infantil
(2015-02-20)A dança é a arte do movimento humano que faz parte da nossa cultura e tradições dos povos. Na escola, tem sido considerada um conteúdo importante a ser ministrado nas aulas de Educação Física, contribuindo para que os ... -
O uso de recursos materiais: possíveis caminhos para o desenvolvimento motor na educação infantil
(2015-02-28)O trabalho enfatiza a importância da utilização de recursos materiais para o desenvolvimento das aulas de Educação Física Infantil e Anos Iniciais bem como em treinamentos desportivos. Nota-se nos anos atuais um aumento ... -
Visão das aulas de educação física pelos professores de outras áreas do ensino fundamental
(2015-02-21)O presente estudo tratou da Visão das Aulas de Educação Física pelos Professores de outras Áreas do Ensino Fundamental. Teve como objetivo, analisar qual a visão dos professores de outras áreas do ensino fundamental das ...