Políticas da infância: relações dialógicas e possibilidades de auto (trans) formação na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM
Fecha
2023-10-18Primeiro membro da banca
Moura, Patrícia dos Santos
Segundo membro da banca
Cancian, Viviane Ache
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação faz parte da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação
em Políticas Públicas e Gestão Educacional – mestrado profissional – e aborda a
temática das Políticas Públicas, estando ligada com a linha de pesquisa 1 – Políticas
e Gestão da Educação Básica e Superior; vem dialogar acerca da Formação de
Professores na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Tem por objetivo geral
pesquisar, no âmbito das políticas públicas da infância, a formação de professores na
perspectiva das relações dialógicas e conhecer as possibilidades de
auto(trans)formação através do pensamento humanizador num espaço educativo com
crianças pequenas. Por objetivos específicos, prioriza: refletir sobre a relação das
políticas públicas e a prática da formação dos professores; reconhecer as políticas
públicas educacionais delineadas pelas propostas governamentais relacionadas à
formação de professores a partir de uma visão histórico-social; desenvolver o
compartilhamento com a proposta de prática de formação na perspectiva
auto(trans)formativa, com base nas situações evidenciadas nas expectativas e práxis
dos professores; e, por fim, compreender as contribuições e os impactos dos
processos de formação inicial e continuada de professores envolvidos na educação
da infância no contexto da pesquisa, levantando a questão: como a Unidade de
Educação Infantil Ipê Amarelo estrutura a proposta de formação em contexto de seus
professores no âmbito das políticas públicas da Educação Infantil? Neste
pensamento, o projeto está fundamentado em uma pesquisa de abordagem qualitativa
do tipo aplicada, a ser realizada na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da
UFSM, caracterizada por uma pesquisa-ação, dialogando com Thiollent (2005), com
os sujeitos da equipe gestora e Professores, utilizando-se das técnicas de pesquisa
documental, com instrumento de questionário e observações. O referencial teórico
está organizado com base em autores/as Kuhlmann (2003), Rosemberg (2002),
Campos (1993), Kishimoto (2005), Faria (1989), Oliveira (2010), Tuan (1983) e como
aprofundamento Bell Hooks (2020), Paulo Freire (1989) e Morin (2019), Nóvoa (1995),
Formosinho (2002), Pinazza (2014), Rinaldi (2012) e Fochi (2016). O produto final
idealizado será em e-book, e tem por finalidade apresentar os resultados das
interações com a formação em contexto da escola. Dessa forma, na coleta dos dados,
está prevista a utilização de questionário com equipe diretiva e professores da escola,
embasado em Gil (1999). Para analisar os dados, será utilizada a abordagem da
Análise de Conteúdo de Bardin (1997).
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