O trabalho na edição de materiais didáticos: uma perspectiva ergológica
View/ Open
Date
2023-09-29Primeiro coorientador
Rosa, Rosane
Primeiro membro da banca
Barcellos, Marilia de Araujo
Segundo membro da banca
Stevens, Leandro
Terceiro membro da banca
Muniz Júnior, José de Souza
Quarto membro da banca
Haubrich, Gislene Feiten
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa investiga as intermediações e as atividades editoriais na produção de
materiais didáticos, apoiada na perspectiva da ergologia. O objetivo geral é compreender o
perfil dos intermediadores da edição e suas atividades editoriais no segmento educacional. A
base teórica é composta pelos principais autores que estudam a ergologia, como Yves Schwartz
(2010, 2014 e 2018), Louis Durrive (2011 e 2018), aliada aos referenciais teóricos que se
dedicam à história do livro didático e da produção editorial, como Roger Chartier (1996, 2011),
Robert Darnton (1990), José de Souza Muniz Júnior (2010 e 2018) e Luciana Salazar Salgado
(2016 e 2017). Assim, a pesquisa busca sistematizar aspectos conceituais da perspectiva
ergológica, destacando contribuições para a tríade trabalho, educação e editoração. Para atender
aos objetivos traçados, a pesquisa possui natureza qualitativa, com objetivos exploratório e
descritivo, baseado em entrevistas e questionários. A partir da coleta de dados, composta por
questionário eletrônico e entrevistas semiestruturadas, analisamos as falas dos intermediadores
da edição por meio do método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e identificamos 28
categorias primárias que remetem aos aspectos da atividade editorial e à relação entre os saberes
de primeiro e segundo polo. A pesquisa visa lançar luz a aspectos específicos como a
normalização, desaderências e contextos de trabalhos precários. Com base no objetivo geral,
destacamos alguns achados centrais, como a questão das renormalizações surgirem após
orientações recebidas de superiores e também a partir do que consta nas normas prescritas.
Assim, percebemos a diferença entre o trabalho prescrito e o real no fazer editorial. A atividade
editorial é permeada por normas antecedentes que, em razão da singularidade de cada
trabalhador, ultrapassam o papel e são reformuladas durante o dia a dia. Existe um volume de
prescrições e outras normas abarcadas pela atividade editorial, além do modo como os
profissionais lidam com elas e como reconhecem as renormalizações. A importância dos
desafios das atividades profissionais da editoração recai sobre as consequências,
principalmente, sociais e educacionais, dos produtos editoriais desenvolvidos por estes atores.
Esta é a uma cadeia que resulta significativamente no público final, os estudantes. Assim, tornase
essencial aprofundar as pesquisas acadêmicas em torno dos profissionais da área
educacional.
Collections
The following license files are associated with this item: