Mostrar registro simples

dc.creatorFoletto, Laura Roratto
dc.date.accessioned2023-12-07T15:28:41Z
dc.date.available2023-12-07T15:28:41Z
dc.date.issued2023-10-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30812
dc.description.abstractThis thesis seeks to understand how the network communication of permaculture institutes, based on representations of sustainability present in their narratives on digital media on the internet, can contribute to environmental change. To do this, we developed an internet ethnography (HINE, 2017), combining various methodological procedures, such as participant observation, case studies, and interviews. The theoretical framework starts from an understanding of consumer society (SLATER, 2002) and environmental sustainability (SACHS, 2008; 2009). We seek to understand the culture of consumption and the unsustainability of capitalism as processes whose logic permaculture institutes seek to subvert, aligning their purposes with environmental sustainability. Furthermore, we seek to understand the uses and appropriations (MARTÍN-BARBERO, 2004; 2009) that these social actors make of the internet to communicate representations of sustainability for environmental change, investigating how networks contribute to this environmental change that permaculture institutes aim to achieve and to what extent it is associated with sustainable development (SACHS, 2008; 2009), in other words, communication for socio-environmental change (TUFTE, 2013; 2015; 2017). We understand the importance that the network communication developed by the institutes has for local environmental change; therefore, their representations on the internet about sustainability contribute to their ability to communicate their socio-environmental actions and practices. Finally, faced with the environmental crisis that plagues the world and the capitalist mode of production and consumption and its discourse of sustainable development, alternatives based on social, economic, cultural, political, and communication dimensions are necessary for significant changes in the environment, as proposed by the institutes. Furthermore, thinking about communication for change based on environmental issues is something new for the field of communication and needs to be researched. Therefore, the institutes promote bottom-up environmental change, that is, local environmental change, even though they aim for transformation based on their practices and positions, they cannot achieve it.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInstituto(s) de permaculturapor
dc.subjectSustentabilidade ambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectComunicação para a mudançapor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectInstitute(s) of permacultureeng
dc.subjectEnvironmental sustainabilityeng
dc.subjectCommunication for changeeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectCapitalismeng
dc.titleComunicação em rede para a mudança ambiental: as narrativas da sustentabilidade dos institutos de permacultura brasileirospor
dc.title.alternativeNetwork communication for environmental change: the sustainability representations of brazilian permaculture instituteseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese busca compreender como a comunicação em rede dos institutos de permacultura, a partir de representações sobre sustentabilidade presentes em suas narrativas em mídias digitais na internet, pode contribuir para a mudança ambiental. Para isso, desenvolvemos uma etnografia para a internet (HINE, 2017), combinando diversos procedimentos metodológicos, como observação participante, estudo de caso e entrevistas. O embasamento teórico parte de uma compreensão da sociedade de consumo (SLATER, 2002) e da sustentabilidade ambiental (SACHS, 2008; 2009). Procuramos entender a cultura do consumo e a insustentabilidade do capitalismo como processos cuja lógica os institutos de permacultura procuram subverter, buscando alinhar seus propósitos a uma sustentabilidade ambiental. Ademais, procuramos compreender os usos e as apropriações (MARTÍN-BARBERO, 2004; 2009) que esses atores sociais fazem da internet para comunicarem as representações sobre sustentabilidade em prol de uma mudança ambiental, investigando como as redes contribuem para essa mudança ambiental que os institutos de permacultura pretendem alcançar e em que medida está associada a um desenvolvimento sustentável (SACHS, 2008; 2009), ou seja, uma comunicação para a mudança socioambiental (TUFTE, 2013; 2015; 2017). Compreendemos a importância que a comunicação em rede desenvolvida pelos institutos tem para uma mudança ambiental local; para tanto, suas representações na internet sobre sustentabilidade contribuem para que consigam comunicar suas ações e práticas socioambientais. Por fim, diante da crise ambiental que assola o mundo e da forma de produção e consumo capitalista e seu discurso de desenvolvimento sustentável, são necessárias, assim como propõem os institutos, alternativas sustentáveis baseadas nas dimensões sociais, econômicas, culturais, políticas e comunicacionais em prol de mudanças significativas no meio ambiente. Ademais, pensar a comunicação para a mudança a partir das questões ambientais é algo novo para o campo da comunicação e necessário de ser pesquisado. Portanto, os institutos promovem uma mudança ambiental de baixo para cima, ou seja, uma mudança ambiental local, mesmo que almejem transformação a partir de suas práticas e posicionamentos, não conseguem atingi-la.por
dc.contributor.advisor1Ronsini, Veneza Mayora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158036614584571por
dc.contributor.referee1Tufte, Thomas
dc.contributor.referee2Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.referee3Roysen, Rebeca
dc.contributor.referee4Felippi, Ângela Cristina Trevisan
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757247485086840por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International