Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Andréia Machado
dc.creatorNeuscharank, Angelica
dc.date.accessioned2017-07-14T13:41:45Z
dc.date.available2017-07-14T13:41:45Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3099
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper presents an investigation in the Course of Specialization in Information Technology and Communication applied to Education / UFSM, whose central issue is to discuss the possibilities of hypermedia digital whiteboard for use of images in the school context. From a qualitative approach, we investigated the applicability of the tool as a digital interactive whiteboard (LDI), may allow other conceptions of pedagogical proposals and interactive practice with the use of hypermedia images. Specifically, this research has focused on the visual aspects of proposals for presentations in Art History, checking that students interacted more with content when mediated by ICT, and built a visual presentation according to their perceptions and learning, working with images that were already part of the visual baggage, approaching them to make image links with writing researched and deepening knowledge between image and historical context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLousa digital interativapor
dc.subjectHipermídiapor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectInteratividadepor
dc.titlePossibilidades da lousa digital interativa para o uso hipermídia de imagens no contexto escolarpor
dc.title.alternativePossibilities of interactive digital whiteboard for hypermedia using of images in the school contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma investigação realizada no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação/UFSM, cujo problema central consiste em discutir as possibilidades da lousa digital para o uso hipermídia de imagens no contexto escolar. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, investigou-se como as aplicabilidades da ferramenta lousa digital interativa (LDI), podem possibilitar outras concepções de propostas pedagógicas e de práticas interativas com o uso hipermídia de imagens. Especificamente, nesta pesquisa, focou-se sobre os aspectos visuais em apresentações de propostas de História da Arte, verificando que os estudantes interagiram mais com o conteúdo quando mediados pelas TIC, e construíram uma apresentação visual segundo as suas percepções e aprendizagens, trabalhando com as imagens que já faziam parte da bagagem visual, aproximando-os de fazer relações da imagem com a escrita pesquisada e aprofundando o conhecimento entre imagem e contexto histórico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto