Educação ambiental como patrimônio: vivências e práticas transformadoras em comunidades da Quarta Colônia - RS
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Data
2023-08-18Primeiro membro da banca
Borin, Marta Rosa
Segundo membro da banca
Vieira, Valesca Vargas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação, que tem por tema “Educação Ambiental como Patrimônio: vivência e práticas transformadoras em comunidades da Quarta Colônia-RS”, está vinculada à área de concentração Arquitetura e Patrimônio Cultural e linha de pesquisa Preservação e Patrimônio Material do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural. A Educação Ambiental é uma importante ferramenta para conscientização em prol da sustentabilidade e preservação do meio no qual se vive. A região da Quarta Colônia salienta-se pelas suas belezas naturais e culturais e estas devem ser conhecidas e preservadas. Diante disso, a promoção da Educação Ambiental e Patrimonial nas escolas torna-se relevante e necessária para que se formem cidadãos ativos e conscientes de suas responsabilidades enquanto cidadãos. Com o componente curricular da Educação Patrimonial no município de Restinga Sêca, RS, as escolas começaram a aderir estratégias pedagógicas que se adequassem à nova demanda prevista no município. Para isso, foram desenvolvidas com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dezidério Fuzer, localizada em São Miguel, interior de Restinga Sêca, intervenções pedagógicas contemplando a importância de conhecer, valorizar e preservar as paisagens naturais neste município, e também em municípios vizinhos, considerando a relevância do Geoparque UNESCO Quarta Colônia para essa região. Com isso, foram realizados passeios nos pontos turísticos de Restinga Sêca e algumas regiões da Quarta Colônia, e nesses passeios foram realizadas observações e registros fotográficos para uma posterior releitura através de desenhos. Na escola, foram confeccionados brinquedos, robôs a partir de materiais recicláveis, palestras com temas relacionados com a Educação Patrimonial e Ambiental, e produção de um livro com histórias sobre os cuidados com o meio ambiente. Durante o desenvolvimento do trabalho, percebeu-se que muitos dos moradores do interior ainda não possuem informações básicas de como proceder com os resíduos sólidos domiciliares gerados em suas residências. Dessa forma, vê-se a relevância de um calendário com as datas da coleta do lixo seco e informações básicas sobre o descarte correto dos resíduos sólidos domiciliares, primando pela reciclagem como forma de sustentabilidade.
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