Mostrar registro simples

dc.creatorBerger, Eliane Terezinha dos Santos
dc.date.accessioned2024-01-08T11:14:36Z
dc.date.available2024-01-08T11:14:36Z
dc.date.issued2023-08-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31002
dc.description.abstractThis dissertation, which has as its theme “Environmental Education as Heritage: experience and transformative practices in communities of the Fourth Colony-RS”, is linked to the concentration area Architecture and Cultural Heritage and research line Preservation and Material Heritage of the Professional Master in Cultural Heritage. Environmental Education is an important tool to raise awareness for sustainability and preservation of the environment in which we live. The region of the Fourth Colony stands out for its natural and cultural beauties and these must be known and preserved. In view of this, the promotion of Environmental and Heritage Education in schools becomes relevant and necessary to form active citizens who are aware of their responsibilities as citizens. With the curricular component of Heritage Education in the municipality of Restinga Sêca, RS, schools began to adhere to pedagogical strategies that would suit the new demand foreseen in the municipality. For this, it was developed with the students of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Dezidério Fuzer located in São Miguel, interior of Restinga Sêca, pedagogical interventions contemplating the importance of knowing, valuing and preserving the natural landscapes in this municipality, and also in neighboring municipalities, considering the relevance of the Geopark UNESCO Quarta Colônia for this region. Soon, tours were carried out in the tourist spots of Restinga Sêca and some regions of the Fourth Colony, in these tours observations and photographic records were made for a later rereading through drawings. At school, toys were made from recyclable materials, lectures with themes related to Heritage and Environmental Education, production of a book with stories about the environment. During the development of the work it was realized that many of the residents of the interior still do not have basic information on how to proceed with the solid household waste generated in their homes. With this, the relevance of a calendar with the dates of dry garbage collection and basic information on the correct disposal of solid household waste, emphasizing recycling as a form of sustainability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambiental e patrimonialpor
dc.subjectRestinga Sêcapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectResíduos sólidos domiciliarespor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectEnvironmental and heritage educationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectHousehold solid wasteeng
dc.subjectRecyclingeng
dc.titleEducação ambiental como patrimônio: vivências e práticas transformadoras em comunidades da Quarta Colônia - RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental education as heritage: experiences and transformative practices in communities of the Fourth Colony - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação, que tem por tema “Educação Ambiental como Patrimônio: vivência e práticas transformadoras em comunidades da Quarta Colônia-RS”, está vinculada à área de concentração Arquitetura e Patrimônio Cultural e linha de pesquisa Preservação e Patrimônio Material do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural. A Educação Ambiental é uma importante ferramenta para conscientização em prol da sustentabilidade e preservação do meio no qual se vive. A região da Quarta Colônia salienta-se pelas suas belezas naturais e culturais e estas devem ser conhecidas e preservadas. Diante disso, a promoção da Educação Ambiental e Patrimonial nas escolas torna-se relevante e necessária para que se formem cidadãos ativos e conscientes de suas responsabilidades enquanto cidadãos. Com o componente curricular da Educação Patrimonial no município de Restinga Sêca, RS, as escolas começaram a aderir estratégias pedagógicas que se adequassem à nova demanda prevista no município. Para isso, foram desenvolvidas com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dezidério Fuzer, localizada em São Miguel, interior de Restinga Sêca, intervenções pedagógicas contemplando a importância de conhecer, valorizar e preservar as paisagens naturais neste município, e também em municípios vizinhos, considerando a relevância do Geoparque UNESCO Quarta Colônia para essa região. Com isso, foram realizados passeios nos pontos turísticos de Restinga Sêca e algumas regiões da Quarta Colônia, e nesses passeios foram realizadas observações e registros fotográficos para uma posterior releitura através de desenhos. Na escola, foram confeccionados brinquedos, robôs a partir de materiais recicláveis, palestras com temas relacionados com a Educação Patrimonial e Ambiental, e produção de um livro com histórias sobre os cuidados com o meio ambiente. Durante o desenvolvimento do trabalho, percebeu-se que muitos dos moradores do interior ainda não possuem informações básicas de como proceder com os resíduos sólidos domiciliares gerados em suas residências. Dessa forma, vê-se a relevância de um calendário com as datas da coleta do lixo seco e informações básicas sobre o descarte correto dos resíduos sólidos domiciliares, primando pela reciclagem como forma de sustentabilidade.por
dc.contributor.advisor1Soares, André Luís Ramos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984779171371127por
dc.contributor.referee1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.referee2Vieira, Valesca Vargas
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0604976208206486por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International