As políticas públicas educacionais e a formação de professores em Educação Física no CEFD/UFSM
Resumo
Este trabalho teve como objetivo Analisar as políticas públicas educacionais e suas intervenções no processo de formação de professores em Educação Física no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria e sua relação com o período dos governos do PT de 2002 até os dias atuais. Para isso, buscou apontar os atores sociais da relação políticas educacionais e formação de professores em educação física principalmente no período dos governos PT, as problemáticas estruturais e de currículo dos atuais cursos de Educação Física da UFSM e relacionar as problemáticas da formação com o mundo do Trabalho. Como método de análise, baseou-se pelo materialismo histórico dialético, pois é capaz de cometer um real diagnóstico da realidade, este parte do plano concreto e não decai em análises mecânicas, ou desconexas da sociedade vigente. Como técnicas foram usadas o resgate bibliográfico e a análise documental. Os documentos analisados foram leis, decretos, os currículos de educação física de 2005 e 2006 da UFSM, poucas atas de reuniões de conselho de centro e das comissões que formularam os currículos, e do processo que culminou a comissão paritária para se construir um currículo de formação unificada em 2009. Apesar da dificuldade de acesso aos documentos necessários para a pesquisa, foi possível apontar que as atuais políticas educacionais edificam no CEFD/UFSM uma formação mais precária voltada às demandas de mercado e em um patamar ideológico elevam-se concepções pós-modernas de pedagogias das competências, potencializando assim a lógica da empregabilidade resultando em um professor de educação física fragmentado, sem identidade com sua área, polivalente, flexível, precarizado, acrítico e que não consegue pensar projetos educacionais e de sociedade para além das especificidades de problemáticas do agora, traçando uma prática que nega a história.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: