Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Maristela da Silva
dc.creatorFuchs, Marcius Minervini
dc.date.accessioned2017-07-17T11:51:35Z
dc.date.available2017-07-17T11:51:35Z
dc.date.issued2014-09-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3104
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study aimes to analyze the educational public policies and its interventions in the process of the teachers' formation in Physical Education at the Centre for Sports and Physical Education of the Federal University of Santa Maria and its relation to the period of the governments of PT from 2002 to present days. For this, the study reached to indicate social actors regarding the educational policies and teachers' formation in physical education especially during PT governments, the structural problems of the current curriculum and courses of Physical Education of UFSM and relate the problems of formation with the field of work . As a method of analysis, it was based on the dialectical historical materialism, because it can make an efective diagnosis of the reality, such as it starts from the concrete plan and it does not fall in mechanical analysis or disjointed analysis of current society. As techniques it was used the bibliographic rescue and documentary analysis. The analyzed documents were laws, ordinances, curriculum of physical education from 2005 and 2006 of UFSM, a few protocols of council meetings of the center and committees that formulated the curriculum, and the process that culminated in the confederate comitee to build a curriculum of standardized formation in 2009. Despite the difficulty of access to documents needed for the research, it was possible to point out that current educational policies built on CEFD/UFSM a more precarious formation focused on the demands of the market and that post modern conceptions pedagogies of competencies were elevated to an ideological level, thus potentializing the employability logic and resulting in a fragmented physical education professional, with no identity of the area of studies, multipurpose, flexible, precarious, uncritical and that can not think of society and educational projects beyond the specifics of the current problematic of, drawing a practice that denies the story.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMundo do trabalhopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectFormação de professores de educação físicapor
dc.titleAs políticas públicas educacionais e a formação de professores em Educação Física no CEFD/UFSMpor
dc.title.alternativePublic politics and educational teacher education in Education Physics in CEFD/UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo Analisar as políticas públicas educacionais e suas intervenções no processo de formação de professores em Educação Física no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria e sua relação com o período dos governos do PT de 2002 até os dias atuais. Para isso, buscou apontar os atores sociais da relação políticas educacionais e formação de professores em educação física principalmente no período dos governos PT, as problemáticas estruturais e de currículo dos atuais cursos de Educação Física da UFSM e relacionar as problemáticas da formação com o mundo do Trabalho. Como método de análise, baseou-se pelo materialismo histórico dialético, pois é capaz de cometer um real diagnóstico da realidade, este parte do plano concreto e não decai em análises mecânicas, ou desconexas da sociedade vigente. Como técnicas foram usadas o resgate bibliográfico e a análise documental. Os documentos analisados foram leis, decretos, os currículos de educação física de 2005 e 2006 da UFSM, poucas atas de reuniões de conselho de centro e das comissões que formularam os currículos, e do processo que culminou a comissão paritária para se construir um currículo de formação unificada em 2009. Apesar da dificuldade de acesso aos documentos necessários para a pesquisa, foi possível apontar que as atuais políticas educacionais edificam no CEFD/UFSM uma formação mais precária voltada às demandas de mercado e em um patamar ideológico elevam-se concepções pós-modernas de pedagogias das competências, potencializando assim a lógica da empregabilidade resultando em um professor de educação física fragmentado, sem identidade com sua área, polivalente, flexível, precarizado, acrítico e que não consegue pensar projetos educacionais e de sociedade para além das especificidades de problemáticas do agora, traçando uma prática que nega a história.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto