A gestão do Projeto Alegria através das práticas pedagógicas no processo inclusivo
Fecha
2009-12-19Autor
Pigatto, Lisete Maria Massulini
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O presente estudo relata a Gestão do Projeto Alegria através das Praticas Pedagógicas no Processo Inclusivo, por meio da investigação ação. Este Projeto acontece em uma escola estadual do município de Santa Maria, RS, com as turmas de alunos incluídos, desde 2002. Fundamentado na filosofia educacional recomendada pela UNESCO para o século XXI, através da educação, da ciência e da cultura, onde a educação deve acontecer durante toda a vida e não apenas na escola, estendendo-se a todas as organizações. Tem como objetivo registrar a gestão do Projeto Alegria através de atividades desenvolvidas denominadas, práticas pedagógicas. O estudo oportunizou um diálogo permanente entre as seis professoras: uma professora da pré-escola, as professoras das duas turmas do primeiro ano, onde encontra-se uma aluna deficiente visual incluída, a professora do segundo ano com mais um aluno deficiente visual incluído, a educadora da classe especial e a gestora do projeto. A metodologia recreação e cidadania, utilizada no Projeto Alegria, através do teatro musicado e de outras práticas pedagógicas vêm despertando nos alunos: a curiosidade em descobrir novos saberes, oportunizando a vivência da democracia e a formação do cidadão.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1013]