Coordenação pedagógica na rede municipal de Alegrete-RS: diálogos auto(trans)formativos na formação permanente
Fecha
2023-11-20Primeiro membro da banca
Andrade, Joze Medianeira dos Santos de
Segundo membro da banca
Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPPG), Curso de Mestrado Profissional, da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), na linha LP1 (Políticas e Gestão da Educação Básica e
Superior), em interlocução com o Grupo REDES/CNPq-UFSM, intitulada
Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de Alegrete-RS: Diálogos
Auto(trans)formativos na Formação Permanente. Este estudo aborda a temática de
formação permanente para a gestão educacional na busca da resposta para a
problemática que se constitui no objetivo geral da pesquisa: como construir
processos auto(trans)formativos com a coordenação pedagógica das escolas de
ensino fundamental de Alegrete-RS a partir do diálogo reflexivo-problematizador?
Esse, por sua vez, desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: construir o
estado do conhecimento na perspectiva da coordenação pedagógica; compreender
os marcos teóricos e legais da atuação da coordenação pedagógica no contexto
escolar; promover círculos dialógicos com a coordenação pedagógica na perspectiva
do diálogo reflexivo-problematizador; compreender a atuação da coordenação
pedagógica nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Alegrete e
suas contribuições, como formadoras e auto(trans)formadoras, no processo de
gestão escolar, mediante questionário on-line, com a coordenação pedagógica e a
construção coletiva por meio dos círculos dialógicos com as coautoras. A pesquisa
está fundamentada na abordagem qualitativa, com perspectiva epistemológica
mediada pela proposta dos círculos dialógicos investigativos auto(trans)formativos.
O referencial teórico foi organizado com base nos/as autores/as: Freire (1987-1989-
1991-1996), Josso (2004), Luck (2011), Placco (2015), Ferreira (2007), Abrahão
(2006), Imbernón (2009), Tardif (2014) e Vasconcellos (2019). A análise dos dados
deu-se por meio da hermenêutica de Gadamer (1997), realizada com as coautoras
que são da coordenação pedagógica da rede pública municipal de Alegrete-RS.
Como resultados da pesquisa, concretização dos cinco encontros dos círculos
dialógicos, dos quais participaram uma média de onze coautoras, construindo
reflexões que resultaram em temáticas geradoras: Identidade e Autonomia
Profissional, Diálogo Emergente entre os pares, Formação Externa e Interna, Tempo
de Qualidade, Análise e Registro da Prática e Sobrecarga Profissional, com a
finalidade de trazer, para o centro do debate, o pensamento crítico coletivo, como
forma de se construir a formação permanente. Por meio das reflexões, construiu-se
o produto da pesquisa, Parâmetros para uma formação permanente da coordenação
pedagógica, proposta que será encaminhada à Secretaria de Educação, Cultura,
Esporte e Lazer de Alegrete/RS, com o objetivo de continuidade no processo
dialógico-reflexivo como formação permanente da coordenação pedagógica.
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