Programas de auditório: o tom como traço identitário
View/ Open
Date
2018-03-09Primeiro membro da banca
Tomaim, Cássio dos Santos
Segundo membro da banca
Castro, Maria Lilia Dias de
Terceiro membro da banca
Rosário, Nisia Martins do
Quarto membro da banca
Puhl, Paula Regina
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente tese propõe-se a investigar a função desempenhada pelo tom como traço distintivo de diferentes produtos televisuais pertencentes a um mesmo subgênero – os programas de auditório –, bem como sua possível incidência no processo de caracterização identitária de programas de uma mesma emissora de televisão. O percurso metodológico adotado no exame de uma emissão de cada um dos programas de auditório selecionados para a análise, inspirado nos postulados teóricos hjelmslevianos e em proposições da semiótica discursiva greimasiana, é uma adaptação da metodologia que vem sendo desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Comunicação Televisual – ComTV (CNPq) –, da UFSM, aos objetivos e objeto de estudo da presente investigação. O corpus da pesquisa é composto por quatro programas de auditório pertencentes às duas emissoras de televisão brasileiras que mais veiculam esse subgênero no país, a TV Globo (12 programas) e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT – 11 programas): Caldeirão do Huck e Domingão do Faustão (TV Globo); Programa Raul Gil e Programa Silvio Santos (SBT). As análises foram realizadas, assim, considerando: (1) as relações paratextuais, que comportam o modo de funcionamento das emissoras de televisão, um breve histórico desse subgênero na televisão brasileira, um panorama atualizado dos programas de auditório em exibição nas grades de programação das principais redes de televisão do país – TV Globo, SBT, Record e Band –, bem como uma caracterização das duas emissoras que veiculam os programas em análise (TV Globo e SBT; (2) as relações intertextuais de caráter paradigmático, que caracterizam os programas de auditório no que concerne às suas configurações de gênero, subgênero, formato, e tom; (3) as relações intratextuais, que indicam como os procedimentos de tonalização perpassam a atualização dos demais dispositivos discursivos/expressivos; (4) as relações intertextuais de caráter sintagmático, que examinam como esses textos recuperam ou se apropriam de outros textos com foco nos procedimentos de tonalização empregados nessas adaptações. Finalmente, o trabalho apresenta uma comparação, confrontando os resultados obtidos de forma a verificar, partindo dos tons configuradores de cada uma das emissões, aqueles que são comuns a todos os programas analisados; aqueles que são reiterados por todos os programas de uma mesma emissora; bem como aqueles que distinguem as produções, entre si, e as de cada uma das duas emissoras.
Collections
The following license files are associated with this item: