Processos formativos e aprendizagem docente: desafios da Pedagogia Noturno da UFSM
Abstract
Esta pesquisa é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo
compreender como acontece a aprendizagem docente e os processos formativos
dos estudantes do curso de pedagogia noturno da UFSM. Como objetivos
específicos foram pautados: a identificação dos desafios durante a formação inicial
dos estudantes; a identificação de quais foram as ações formativas escolhidas pelos
estudantes na formação inicial; e o conhecimento das ideias dos estudantes sobre o
currículo que eles vivenciam na Pedagogia Noturno da UFSM. Para tanto, foi
utilizado a metodologia qualitativa com abordagem narrativa de cunho sociocultural,
usando de suporte teórico os estudos de Bolzan (2001, 2009, 2019, 2022), pautados
em Vygotsky (1993) e Freitas (2000). Esta metodologia nos permite evidenciar os
sujeitos, suas falas, concepções, vivências e significados, tudo isso através de
entrevistas narradas, que foram realizadas com estudantes dos últimos semestres
do curso de Pedagogia Noturno da UFSM. Para desenvolver o processo
interpretativo, partiu-se da categoria processos formativos que se desdobrou em três
dimensões. A saber: percursos percorridos, experiências formativas e atividade de
estudo. Como achados destacamos que: a formação inicial é vista como incompleta
e insuficiente de fornecer a inserção no campo da profissão, embora se saiba que é
uma formação inicial; as atividades extracurriculares nem sempre são buscadas pelo
sujeitos em formação, tendo em vista a necessidade de priorizar o trabalho, uma vez
que ele é o sustento da família; embora saibam como devem organizar seu processo
formativo não há uma preocupação explícita acerca da sequência ou importância do
desenho curricular. E, por fim, há uma evidente dificuldade de compreensão acerca
da relação teoria/prática destacada como inexistente para aqueles que ainda não
conseguiram aprofundar sua atividade de estudo.
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