Webtelejornalismo universitário: estratégias comunicacionais e discursivas
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Fecha
2019-01-11Primeiro membro da banca
Emerim, Cárlida
Segundo membro da banca
Belochio, Vivian de Carvalho
Terceiro membro da banca
Fossá, Maria Ivete Trevisan
Quarto membro da banca
Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A expansão da web vem acarretando transformações no telejornalismo que, além
disso, tem enfrentado novos paradigmas técnicos e mudanças nos formatos
praticados. Frente a essa realidade, situa-se também o telejornalismo universitário,
que antes ficava restrito à sala de aula e hoje pode ser visto por pessoas no mundo
inteiro. A partir dessa questão, o presente estudo tem, como tema, a interface
telejornalismo / produção universitária, com o objetivo geral de analisar os
telejornais universitários na web, em regiões com ou sem televisão local, para
compreender a configuração estratégica que assumem no processo midiático. Como
objetivos específicos estão a verificação da inserção do telejornalismo universitário
na web, no contexto da produção em telejornalismo no Brasil; a compreensão do
nível de pertencimento do telejornalismo universitário na web, à luz das escolhas
teóricas; o exame do espaço discursivo ocupado pelos telejornais universitários
exibidos e compartilhados via web; a análise dos elementos constitutivos dos textos
veiculados nos programas Pampa News e TJ UFSC; e a identificação das
estratégias mais recorrentes desses dois programas. Nessa construção, o percurso
teórico metodológico fundou-se nos princípios da teoria semiótica, desenvolvida
por Greimas e complementada por seus seguidores, e na proposição metodológica
desenvolvida pelo grupo de pesquisa Comunicação Televisual (COMTV), que faz
referência aos três níveis de análise reconhecidos nos programas: paratextualidade,
referente ao entorno do objeto empírico; intertextualidade, referente à relação do
programa com seu modelo e com outros textos; e intratextualidade, referente às
relações no nível do conteúdo e da expressão. Quanto aos resultados, foi possível
estabelecer relações entre os dois programas examinados, reconhecer seus
dispositivos discursivos e comparar suas estratégias. Essas regularidades
possibilitaram a configuração da gramática dessas produções e a definição e revisão
conceitual desse tipo de produção, mais especificamente identificada no nível do
chamado webtelejornamismo.
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