Educação básica conectada: fluência tecnológico-pedagógica e a gestão escolar
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Data
2023-12-06Primeiro membro da banca
Conte, Elaine
Segundo membro da banca
Jacques, Juliana Sales
Metadata
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A Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) é aprendizagem e conhecimento
requerido para integralizar as tecnologias ao processo pedagógico, de modo que em
constante reflexão sobre a prática e ao perceber como esta ação-reflexão-ação
contribui na educação de todos. Nesta perspectiva, o objetivo geral da dissertação é
compreender os conhecimentos teórico-práticos basilares da FTP dos gestores
escolares para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, administrativas e
financeiras na Educação Básica. A pesquisa de caráter qualitativo adotou como
abordagem metodológica o Design-Based Research (DBR). A delimitação,
organização, análise e sínteses dos dados ocorreram a partir das três Matrizes
Cartográficas: a Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), a Matriz TemáticoOrganizadora (MTO) e a Matriz Temático-Analítica (MTA). Os dados foram
produzidos através da análise de documentos, observação participante e entrevista
semiestruturada com duas gestoras da rede estadual da Educação Básica de
Palmeira das Missões. E como produto oriundo da pesquisa em DBR foi produzido o
“Podcast Café Fluente”, a partir das concepções das gestoras sobre FTP e a
relevância nas três dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Assim,
conclui-se que ter conhecimentos basilares da FTP potencializa o desenvolvimento
da ação gestora como um todo. A FTP na gestão escolar é uma abordagem recente
que exige políticas públicas de formação continuada para os gestores, de acordo
com as demandas do cotidiano escolar levando em consideração as particularidades
dos contextos e de todos os envolvidos.
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