Mostrar registro simples

dc.creatorPerlin, Lidiane Londero
dc.date.accessioned2024-03-06T12:52:34Z
dc.date.available2024-03-06T12:52:34Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31616
dc.description.abstractIt is understood that the sex/gender system refers to what was socially constructed, in order to make subjects assume a certain role and/or performance based on what is usually called biological sex. As a product and producer of this social, the educational system projects certain expectations and sayings onto bodies, which makes what can and cannot be said about gender and sexuality being constantly under tension. That said, the problem is “how do Municipal Education Plans in the central region of Rio Grande do Sul produce discourses that manage and inhibit notions of gender and sexuality, constituting an educational field in dispute?”. For this purpose, the research is based on the cartographic analysis of educational policies based on the Policy Cycle, particularly the contexts of influence and the contexts of text production, according to studies by Stephen John Ball. The Municipal Education Plans under analysis come from four municipalities, among the 33 that are part of the Association of Municipalities of the Central Region of the State (AMCentro), and this selection was based on population numbers, with the two most populous municipalities (Santa Maria and Cachoeira do Sul) and the least populous (Ivorá and Unistalda). In addition to analyzing the PMEs, the cartographic movement made it possible to search for news records linked to gender and sexuality issues on the municipal websites and/or other media. As a result, the research findings call for two units of analysis: "the arena as a possibility" and "alliance as [in]visibility". These units of analysis gradually emerge in the course of the writings and address discourses on the notions of gender and sexuality, highlighting the educational field as a territory of disputes. That said, the proliferation of discourses around the PMEs alludes to the conflict and clash over the themes-notion of gender/sexuality and the possible folds in which these issues find an echo. The analysis here reverberates to the very terrain of insecurity in education policy, which incessantly creates and recreates arenas and, at the same time, requires unpredictable alliances.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.subjectPlanos municipais de educaçãopor
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectMunicipal education planseng
dc.titleO gênero entre arenas e alianças: planos municipais de educação em municípios da região central do RSpor
dc.title.alternativeGender between arenas and alliances: municipal educational plans in municipalities in the central region of RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCompreende-se que o sistema sexo/gênero refere-se ao que fora construído socialmente, de modo a fazer com que os sujeitos assumam um determinado papel e/ou performance com base no que se costumou chamar de sexo biológico. Como produto e produtor desse social, o sistema educacional projeta sobre os corpos determinadas expectativas e dizeres, fazendo com que o que pode e não pode ser dito sobre o gênero e a sexualidade esteja constantemente sob tensão. Isto posto, toma-se como problemática: como Planos Municipais de Educação da região central do Rio Grande do Sul produzem discursos que agenciam e interditam noções de gênero e de sexualidade, constituindo um campo educativo em disputa? Para tanto, a pesquisa desenha-se na análise cartográfica de políticas educativas com base na abordagem do Ciclo de Políticas, particularmente, os contextos de influências e os contextos de produção do texto, conforme estudos de Stephen John Ball. Os Planos Municipais de Educação sob análise advém de quatro municípios, dentre os 33 que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AMCentro), sendo que tal recorte tomou como critério o número populacional, sendo os dois municípios mais populosos (Santa Maria e Cachoeira do Sul) e os menos populosos (Ivorá e Unistalda). O movimento cartográfico possibilitou, além da analítica dos PMEs, a tentativa de vasculhar registros de notícias vinculadas às temáticas de gênero e de sexualidade nos sites das prefeituras e/ou outras mídias. Com isso, os achados de pesquisa reclamam por duas unidades de análise: “a arena como possibilidade” e a “aliança como [in]visibilidade”. Estas unidades de análise vão, paulatinamente, se colocando no transcorrer dos escritos e endereçando discursos acerca de temas-noção de gênero e de sexualidade, destacando o campo educativo como território de disputas. Isto posto, a proliferação de discursividades, em torno dos PMEs, fazem alusão ao conflito e ao embate acerca dos temas-noção de gênero/sexualidade e dobras possíveis em que estas questões encontram eco. O empreendimento de análise, aqui, reverbera para o próprio terreno da insegurança da política educativa, a qual cria e recria arenas incessantemente e, ao mesmo tempo, requer alianças in/visíveis.por
dc.contributor.advisor1Costa, Joacir Marques da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4415592608164551por
dc.contributor.referee1Kehler, Gabriel dos Santos
dc.contributor.referee2Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7825846375278107por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International