dc.creator | Perlin, Lidiane Londero | |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T12:52:34Z | |
dc.date.available | 2024-03-06T12:52:34Z | |
dc.date.issued | 2023-12-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31616 | |
dc.description.abstract | It is understood that the sex/gender system refers to what was socially constructed,
in order to make subjects assume a certain role and/or performance based on what is
usually called biological sex. As a product and producer of this social, the educational
system projects certain expectations and sayings onto bodies, which makes what can
and cannot be said about gender and sexuality being constantly under tension. That
said, the problem is “how do Municipal Education Plans in the central region of Rio
Grande do Sul produce discourses that manage and inhibit notions of gender and
sexuality, constituting an educational field in dispute?”. For this purpose, the research
is based on the cartographic analysis of educational policies based on the Policy
Cycle, particularly the contexts of influence and the contexts of text production,
according to studies by Stephen John Ball. The Municipal Education Plans under
analysis come from four municipalities, among the 33 that are part of the Association
of Municipalities of the Central Region of the State (AMCentro), and this selection
was based on population numbers, with the two most populous municipalities (Santa
Maria and Cachoeira do Sul) and the least populous (Ivorá and Unistalda). In addition
to analyzing the PMEs, the cartographic movement made it possible to search for
news records linked to gender and sexuality issues on the municipal websites and/or
other media. As a result, the research findings call for two units of analysis: "the
arena as a possibility" and "alliance as [in]visibility". These units of analysis gradually
emerge in the course of the writings and address discourses on the notions of gender
and sexuality, highlighting the educational field as a territory of disputes. That said,
the proliferation of discourses around the PMEs alludes to the conflict and clash over
the themes-notion of gender/sexuality and the possible folds in which these issues
find an echo. The analysis here reverberates to the very terrain of insecurity in
education policy, which incessantly creates and recreates arenas and, at the same
time, requires unpredictable alliances. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Políticas educativas | por |
dc.subject | Planos municipais de educação | por |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Sexuality | eng |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.subject | Municipal education plans | eng |
dc.title | O gênero entre arenas e alianças: planos municipais de educação em municípios da região central do RS | por |
dc.title.alternative | Gender between arenas and alliances: municipal educational plans in municipalities in the central region of RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Compreende-se que o sistema sexo/gênero refere-se ao que fora construído
socialmente, de modo a fazer com que os sujeitos assumam um determinado papel
e/ou performance com base no que se costumou chamar de sexo biológico. Como
produto e produtor desse social, o sistema educacional projeta sobre os corpos
determinadas expectativas e dizeres, fazendo com que o que pode e não pode ser
dito sobre o gênero e a sexualidade esteja constantemente sob tensão. Isto posto,
toma-se como problemática: como Planos Municipais de Educação da região central
do Rio Grande do Sul produzem discursos que agenciam e interditam noções de
gênero e de sexualidade, constituindo um campo educativo em disputa? Para tanto,
a pesquisa desenha-se na análise cartográfica de políticas educativas com base na
abordagem do Ciclo de Políticas, particularmente, os contextos de influências e os
contextos de produção do texto, conforme estudos de Stephen John Ball. Os Planos
Municipais de Educação sob análise advém de quatro municípios, dentre os 33 que
fazem parte da Associação dos Municípios da Região Central do Estado
(AMCentro), sendo que tal recorte tomou como critério o número populacional,
sendo os dois municípios mais populosos (Santa Maria e Cachoeira do Sul) e os
menos populosos (Ivorá e Unistalda). O movimento cartográfico possibilitou, além da
analítica dos PMEs, a tentativa de vasculhar registros de notícias vinculadas às
temáticas de gênero e de sexualidade nos sites das prefeituras e/ou outras mídias.
Com isso, os achados de pesquisa reclamam por duas unidades de análise: “a arena
como possibilidade” e a “aliança como [in]visibilidade”. Estas unidades de análise
vão, paulatinamente, se colocando no transcorrer dos escritos e endereçando
discursos acerca de temas-noção de gênero e de sexualidade, destacando o campo
educativo como território de disputas. Isto posto, a proliferação de discursividades,
em torno dos PMEs, fazem alusão ao conflito e ao embate acerca dos temas-noção
de gênero/sexualidade e dobras possíveis em que estas questões encontram eco. O
empreendimento de análise, aqui, reverbera para o próprio terreno da insegurança
da política educativa, a qual cria e recria arenas incessantemente e, ao mesmo
tempo, requer alianças in/visíveis. | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Joacir Marques da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4415592608164551 | por |
dc.contributor.referee1 | Kehler, Gabriel dos Santos | |
dc.contributor.referee2 | Paixão, Márcia Eliane Leindcker da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7825846375278107 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |