Mostrar registro simples

dc.creatorDalla Valle, Taisa de Oliveira Ferro
dc.date.accessioned2024-04-10T11:33:30Z
dc.date.available2024-04-10T11:33:30Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31731
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand communication in the context of innovation ecosystems, understanding the relevance of the relational and dialogic character of the communicative process. With this study, we seek to reflect and analyze the following problem: how is communication configured in the innovation ecosystem of Florianópolis? To achieve this, we consider an articulated set of scientific procedures as a methodological strategy. We start from the theoretical articulation of the concepts of communication, culture and innovation ecosystems. Through the theoreticalmethodological path, we understand the limits and potential of strategic communication, according to proposals by Jorge Duarte (2020). The methods we used in this research consist of bibliographic and field research, with the objective of collecting primary data through qualitative interviews. In addition to this stage, we also analyzed the digital portals of ACATE, FIESC and SCINOVA, as proposed by Serge Proulx (2012) with the Sociological Analysis of Digital Media. From this, it was possible to verify that media platforms have structures with limitations that suppress the interactional potential that could facilitate communication flows between operators. We conclude by believing that communication developed in the innovative environment of Florianópolis promotes constitutive effects on relational processes and encourages the development of actions that enable interactional flows, enabling innovation to happen. Even so, we found that communication is not developed strategically in the ecosystem, thus providing possibilities for new learning to build conceptual and practical processes to be transformed into strategies that make communication in the Florianópolis ecosystem truly strategic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação estratégicapor
dc.subjectComunicação para inovaçãopor
dc.subjectEcossistemas de inovaçãopor
dc.subjectStrategic communicationeng
dc.subjectCommunication for innovationeng
dc.subjectInnovation ecosystemseng
dc.titleComunicação estratégica em ambiências de inovação: estudo do ecossistema de Florianópolispor
dc.title.alternativeStrategic communication in innovation environments: study of the ecosystem of Florianopoliseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO propósito desta pesquisa é compreender a comunicação no contexto de ecossistemas de inovação, entendendo a relevância do caráter relacional e dialógico do processo comunicativo. Com este estudo, buscamos refletir e analisar a seguinte problemática: de que forma a comunicação se configura no ecossistema de inovação de Florianópolis? Para isso, consideramos como estratégia metodológica um conjunto articulado de procedimentos científicos. Partimos da articulação teórica dos conceitos de comunicação, cultura e ecossistemas de inovação. Através do percurso teórico-metodológico, compreendemos os limites e potencialidades da comunicação estratégica, conforme propõe Jorge Duarte (2020). Os métodos que utilizamos nesta pesquisa consistem em pesquisa bibliográfica e de campo, com o objetivo de coletar dados primários por meio de entrevistas de caráter qualitativo. Além dessa etapa, também analisamos os portais digitais da ACATE e FIESC, conforme propõe Serge Proulx (2012) com a Análise Sociológica de Mídia Digitais. A partir disso, foi possível aferir que as plataformas midiáticas possuem estruturas com limitações e que suprimem o potencial interacional que poderiam facilitar os fluxos comunicacionais entre os atores. Finalizamos acreditando que a comunicação desenvolvida no ambiente inovativo de Florianópolis promove afetações constitutivas dos processos relacionais e fomentam o desenvolvimento de ações que viabilizam os fluxos interacionais, possibilitando que a inovação aconteça. Ainda assim, constatamos que a comunicação não é desenvolvida de forma estratégica no ecossistema, propiciando, desse modo, possibilidades para que novos aprendizados de construção de processos conceituais e práticos transformem-se em estratégias que tornem a comunicação no ecossistema de Florianópolis, de fato, estratégica.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717por
dc.contributor.referee1Conrad, Kalliandra
dc.contributor.referee2Silva, Marcela Guimarães e
dc.contributor.referee3Cavalho, Luciana Menezes
dc.contributor.referee4Pichler, Patrícia Franck
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2751642699930339por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International