dc.creator | Schuch, Lucas Alves | |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T11:46:57Z | |
dc.date.available | 2024-05-15T11:46:57Z | |
dc.date.issued | 2024-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31907 | |
dc.description.abstract | This thesis is focused on the field of advertising, especially analyzing the behavior of
advertising professionals who strain their own space to review certain practices that do not
dialogue with the spirit of contemporary times. We built our rhizome from Deleuzian thought,
in the search to answer the following problem: What are and how are counter-hegemonic
movements organized in the production pole of the advertising field and how are they
influencing (and being influenced) by the current professional habitus? To theoretically
elaborate this problem, we used Bourdieu's work with his notions of field, capitals and
habitus, which allowed us to visualize the structure in which professionals are inserted.
Power relations were analyzed from the perspective of Foucault, Deleuze and Bourdieu.
Finally, the notions of hegemony and counter-hegemony are based on Antônio Gramsci and
Raymond Williams, respectively. Methodologically, our cartography has different production
and data collection techniques, but the quantitative steps stand out, in a structured
questionnaire applied to 825 professionals in the field, bringing 95% of data reliability. In
addition to a qualitative stage, with in-depth interviews with 9 professionals from the field,
identified by this counter-hegemonic posture that we are describing. In this thesis it was
possible to identify characteristics of this possible trait of the counter-hegemonic habitus, as
well as a list of initiatives, movements and collectives that reveal this posture in the field of
advertising. These counter-hegemonic movements are, for the most part, organized to
promote transformations in a field so lacking in revision in the search for better working
conditions. Among the main characteristics of this counter-hegemonic posture found in this
study, the vocalization of problems stands out; criticism always negotiated in terms of
employability and privileges; and also diversity and belonging to underrepresented groups as
a point of aggregation of critical people. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Publicidade | por |
dc.subject | Campo da publicidade | por |
dc.subject | Habitus publicitário | por |
dc.subject | Publicidade contra-hegemônica | por |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Advertising | eng |
dc.subject | Advertising field | eng |
dc.subject | Advertising habitus | eng |
dc.subject | Counter-hegemonic advertising | eng |
dc.title | "Critico a publicidade e vivo dela": Cartografia de movimentos contra-hegemônicos internos ao campo da publicidade | por |
dc.title.alternative | "I criticize the advertising and lives from it": Cartography of internal counter-hegemonic movements in the field of advertising | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta tese está centrada no campo da publicidade, e na análise do comportamento de
profissionais de publicidade que tensionam o próprio campo no sentido de uma revisão de
determinadas práticas que não dialogam com o espírito do tempo contemporâneo.
Construímos nosso rizoma a partir do pensamento Deleuziano, na busca de responder o
problema seguinte: Quais são e como se organizam movimentos contra-hegemônicos no polo
de produção do campo da publicidade e como estes estão influenciando (e sendo
influenciados) pelo habitus profissional vigente? Para elaborar teoricamente este problema,
nos valemos da obra de Bourdieu com suas noções de campo, capitais e habitus, o que nos
permitiu visualizar a estrutura na qual profissionais estão inseridos. As relações de poder
foram analisadas sob a ótica de Foucault, Deleuze e Bourdieu. E por fim, as noções de
hegemonia e contra-hegemonia estão postas a partir de Antônio Gramsci e Raymond
Williams, respectivamente. Metodologicamente realizamos uma cartografia que dispõe de
técnicas de produção e coleta de dados variadas, mas destacam-se as etapas quantitativas, em
questionário estruturado aplicado com 825 profissionais do campo, trazendo 95% de
confiabilidade dos dados. Além de uma etapa qualitativa, com entrevistas em profundidade
com 5 profissionais do campo, identificados por esta postura contra-hegemônica que estamos
descrevendo. Nesta tese foi possível identificar características desestabilizadoras do habitus
e, também, uma lista de iniciativas, movimentos e coletivos que revelam essa postura no
campo da publicidade. Essas movimentações contra-hegemônicas estão, na maior parte,
organizadas no sentido de promover transformações em um campo tão carente de revisão na
busca por melhores condições de trabalho. Entre as principais características desta postura
contra-hegemônica encontradas por este estudo destacam-se a vocalização dos problemas; a
crítica sempre negociada em função da empregabilidade e privilégios; e também a
diversidade e pertencimento à grupos sub-representados como ponto agregador de pessoas
críticas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Petermann, Juliana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9049669566284488 | por |
dc.contributor.referee1 | Wottrich, Laura | |
dc.contributor.referee2 | Mafacioli, Cristiane | |
dc.contributor.referee3 | Leite, Francisco | |
dc.contributor.referee4 | Covaleski, Rogério | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0333974254217802 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |