Mostrar registro simples

dc.creatorSchuch, Lucas Alves
dc.date.accessioned2024-05-15T11:46:57Z
dc.date.available2024-05-15T11:46:57Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31907
dc.description.abstractThis thesis is focused on the field of advertising, especially analyzing the behavior of advertising professionals who strain their own space to review certain practices that do not dialogue with the spirit of contemporary times. We built our rhizome from Deleuzian thought, in the search to answer the following problem: What are and how are counter-hegemonic movements organized in the production pole of the advertising field and how are they influencing (and being influenced) by the current professional habitus? To theoretically elaborate this problem, we used Bourdieu's work with his notions of field, capitals and habitus, which allowed us to visualize the structure in which professionals are inserted. Power relations were analyzed from the perspective of Foucault, Deleuze and Bourdieu. Finally, the notions of hegemony and counter-hegemony are based on Antônio Gramsci and Raymond Williams, respectively. Methodologically, our cartography has different production and data collection techniques, but the quantitative steps stand out, in a structured questionnaire applied to 825 professionals in the field, bringing 95% of data reliability. In addition to a qualitative stage, with in-depth interviews with 9 professionals from the field, identified by this counter-hegemonic posture that we are describing. In this thesis it was possible to identify characteristics of this possible trait of the counter-hegemonic habitus, as well as a list of initiatives, movements and collectives that reveal this posture in the field of advertising. These counter-hegemonic movements are, for the most part, organized to promote transformations in a field so lacking in revision in the search for better working conditions. Among the main characteristics of this counter-hegemonic posture found in this study, the vocalization of problems stands out; criticism always negotiated in terms of employability and privileges; and also diversity and belonging to underrepresented groups as a point of aggregation of critical people.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCampo da publicidadepor
dc.subjectHabitus publicitáriopor
dc.subjectPublicidade contra-hegemônicapor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectAdvertising fieldeng
dc.subjectAdvertising habituseng
dc.subjectCounter-hegemonic advertisingeng
dc.title"Critico a publicidade e vivo dela": Cartografia de movimentos contra-hegemônicos internos ao campo da publicidadepor
dc.title.alternative"I criticize the advertising and lives from it": Cartography of internal counter-hegemonic movements in the field of advertisingeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese está centrada no campo da publicidade, e na análise do comportamento de profissionais de publicidade que tensionam o próprio campo no sentido de uma revisão de determinadas práticas que não dialogam com o espírito do tempo contemporâneo. Construímos nosso rizoma a partir do pensamento Deleuziano, na busca de responder o problema seguinte: Quais são e como se organizam movimentos contra-hegemônicos no polo de produção do campo da publicidade e como estes estão influenciando (e sendo influenciados) pelo habitus profissional vigente? Para elaborar teoricamente este problema, nos valemos da obra de Bourdieu com suas noções de campo, capitais e habitus, o que nos permitiu visualizar a estrutura na qual profissionais estão inseridos. As relações de poder foram analisadas sob a ótica de Foucault, Deleuze e Bourdieu. E por fim, as noções de hegemonia e contra-hegemonia estão postas a partir de Antônio Gramsci e Raymond Williams, respectivamente. Metodologicamente realizamos uma cartografia que dispõe de técnicas de produção e coleta de dados variadas, mas destacam-se as etapas quantitativas, em questionário estruturado aplicado com 825 profissionais do campo, trazendo 95% de confiabilidade dos dados. Além de uma etapa qualitativa, com entrevistas em profundidade com 5 profissionais do campo, identificados por esta postura contra-hegemônica que estamos descrevendo. Nesta tese foi possível identificar características desestabilizadoras do habitus e, também, uma lista de iniciativas, movimentos e coletivos que revelam essa postura no campo da publicidade. Essas movimentações contra-hegemônicas estão, na maior parte, organizadas no sentido de promover transformações em um campo tão carente de revisão na busca por melhores condições de trabalho. Entre as principais características desta postura contra-hegemônica encontradas por este estudo destacam-se a vocalização dos problemas; a crítica sempre negociada em função da empregabilidade e privilégios; e também a diversidade e pertencimento à grupos sub-representados como ponto agregador de pessoas críticas.por
dc.contributor.advisor1Petermann, Juliana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049669566284488por
dc.contributor.referee1Wottrich, Laura
dc.contributor.referee2Mafacioli, Cristiane
dc.contributor.referee3Leite, Francisco
dc.contributor.referee4Covaleski, Rogério
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333974254217802por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International