O lance é recordar: os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema
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Date
2024-04-25Primeiro membro da banca
Silva, Denise Tavares da
Segundo membro da banca
Guindani, Joel Felipe
Terceiro membro da banca
Santos, João Manuel Casquinha Malaia
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Show full item recordAbstract
O presente trabalho coloca em jogo as memórias e identidades de times de futebol
no cinema, tendo como bandeirão de fundo o fenômeno da cultura da memória. A
partir de 1980, as memórias vão ganhar cada vez mais campos (WINTER, 2006) na
medida em que os elementos do passado vão estar cada vez mais presentes na
sociedade ocidental, o que Huyssen (2000) chamou de cultura da memória. Nos
gramados do futebol e do cinema é possível observar o fenômeno olhando para a
produtora G7 Cinema. A empresa comercializou 10 documentários sobre
experiências passadas de times de futebol. Dado o apito inicial, buscamos
responder o seguinte problema de pesquisa: como os usos dos testemunhos de
torcedores colaboram na construção das memórias e identidades de times de futebol
nos documentários da G7 Cinema? No trabalho, treinamos os conceitos de memória
com base em Jan Assmann (2016), Aleida Assmann (2011) e Joël Candau (2021)
batendo uma bola com o conceito de identidade sob o olhar de Stuart Hall (2006,
2009) e Manuel Castells (1999). Também discutimos o documentário enquanto mídia
de memória com base em Aleida Assmann (2011) e Cássio Tomaim (2016). Como
procedimento metodológico, realizamos as seguintes movimentações de pesquisa:
exploratória, bibliográfica, documental e de análise fílmica. Ao jogar o jogo podemos
apontar como resultado, que nos filmes Fiel – O Filme (2009), Soberano - Seis
Vezes São Paulo (2010) e Supremacia Vermelha – 100 anos de Grenal (2010) os
usos dos testemunhos de torcedores, nas dimensões da direção de arte, direção de
fotografia e montagem acentuam elementos simbólicos de pertencimento dos
clubes. Ao passo que as recordações dos torcedores se transformam em memórias
comunicativas, suportadas e preservadas em mídias de memórias, como nos
documentários aqui analisados, roteirizadas no intuito de conectarem sentimentos e
experiências vividas em torno de momentos históricos dos clubes de futebol,
podemos afirmar que essas produções audiovisuais buscam nas memórias afetivas
dos torcedores elementos que entrelaçam memórias individuais e memórias
coletivas no sentido de transmissão de uma memória cultural dos clubes de futebol
em torno de um passado comemorativo.
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