Estratégias de comunicação em cenários de plataformização da educação no atual ecossistema midiático
View/ Open
Date
2024-03-27Primeiro membro da banca
Cordenonsi, Andre Zanki
Segundo membro da banca
Carvalho, Luciana Menezes
Terceiro membro da banca
Belochio, Vívian de Carvalho
Quarto membro da banca
Ghisleni, Taís Steffenello
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa tem como tema comunicação e educação, mais especificamente em organizações de tecnologia educacional enquanto contextos organizacionais emergentes, e é delimitada na coevolução de seus atores organizacionais. A questão problematizada é “como a comunicação e a educação são apropriadas estrategicamente em contextos organizacionais plataformizados de tecnologias educacionais emergentes?”. A justificativa de sua execução é o desenvolvimento de plataformas de cursos online, surgimento e crescimento de organizações ditas de tecnologia educacional e a consequente coevolução de seus atores, nesta entendidos como professores, alunos e plataformas. O objetivo geral é analisar a apropriação estratégica da comunicação e da educação em contextos organizacionais emergentes e plataformizados de tecnologia educacional. Os objetivos específicos perpassam por: (I) identificar como a sociedade 5.0 influencia as estratégias de comunicação utilizadas pelas organizações educacionais que atuam em plataformas digitais; (II) conhecer o processo de plataformização de organizações de tecnologia educacional; (III) descrever a ambiência midiática na qual as organizações tecnológicas estão imersas e; por fim, (IV) analisar relações e expectativas dos atores organizacionais das plataformas enquanto organizações. A investigação tem como objeto empírico três cenários, a partir de três organizações, todas globais, com atuação nacional – no recorte dos enquadramentos empresa de tecnologia educacional; plataforma EaD e; plataforma de criadores de conteúdo. Utiliza-se um Estudo de Casos Múltiplos; sondagem e observação. Numa comunhão entre comunicação, educação e tecnologia, a manifestação da potência de plataformas de cursos online desnuda verdadeiros ecossistemas instrucionais enquanto novos arranjos organizacionais, os quais acometem não só o (re)pensar e o (re)fazer de âmbitos de ensino e aprendizagem, mas da própria comunicação organizacional, que passa (ou funciona) por padrões midiáticos coevolutivos.
Collections
The following license files are associated with this item: