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dc.creatorAlves, Bruna Surdi
dc.date.accessioned2024-07-03T14:42:39Z
dc.date.available2024-07-03T14:42:39Z
dc.date.issued2024-03-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32136
dc.description.abstractThis dissertation from the Graduate Program in Public Policies and Educational Management is linked to the research line Policies and Management of Basic and Higher Education (LP1) and to the Rizoma/CNPq Research Group. Its objective is to recognize the importance of student participation processes in the management of student assistance at UFSM and which demands are identified as priorities in an institutional policy. With this in mind, the specific objectives are: to discuss the historical movements of student assistance in Brazil and at the UFSM, which point to a democratic framework; to discuss the processes and mechanisms for managing student assistance at the UFSM as a strategy for developing an institutional policy; to propose an educational product that can provide students with information about student assistance and make it possible to capture demands for the construction of an institutional policy; and to design an educational product based on two axes: (i) a questionnaire proposal; (ii) a Course/Extension Project script proposal. To this end, we are starting from a historical-critical epistemic-methodological perspective with a qualitative approach, which designs an exploratory-descriptive study divided into three stages: "living contemplation of the phenomenon" or exploratory phase; "analysis of the phenomenon" or fieldwork phase; and "concrete reality of the phenomenon" or analysis and treatment of the empirical and documentary material. Finally, we propose an Educational Product consisting of a student participation questionnaire and an institutional course/project aimed at students with BSE. Through the process of constructing the Product and the exploratory-descriptive study, it is understood that multiple student participation strategies can direct and consolidate an Institutional Policy, so that university management is strengthened with the presence of students. In this way, students, in their multiple political alternatives, can address demands that are sometimes invisible in university management, making up processes of participation and democratization of public spaces.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectParticipação estudantilpor
dc.subjectPolítica institucionalpor
dc.subjectGestão universitáriapor
dc.subjectPublic educational policieseng
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.subjectStudent participationeng
dc.subjectInstitutional policyeng
dc.subjectUniversity managementeng
dc.titleGestão participativa na assistência estudantil: sobre a produção de uma política institucional da UFSMpor
dc.title.alternativeParticipative management in student assistance: on the production of an institutional policy at UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, vincula-se a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1) e ao Grupo de Pesquisa Rizoma/CNPq, tendo por objetivo reconhecer a importância de processos de participação de estudantes na gestão da assistência estudantil da UFSM e que demandas são identificadas como prioritárias em uma política institucional. Com isso, define-se como objetivos específicos: debater com movimentos históricos da assistência estudantil no Brasil e na UFSM, os quais acenam para um marco de democrático; discutir acerca de processos e mecanismos de gestão da assistência estudantil da UFSM como estratégia de elaboração de uma política institucional; propor um produto educativo que possa instrumentalizar estudantes acerca da assistência estudantil e que viabilize a captura de demandas para a construção de uma política institucional; e desenhar um produto educativo a partir de dois eixos: i) proposta de questionário; ii) proposta de roteiro do Curso/Projeto de Extensão. Para tanto, parte-se de uma perspectiva epistêmico-metodológica histórico-crítica de abordagem qualitativa, a qual desenha um estudo exploratório-descritivo divido em três etapas: “contemplação viva do fenômeno” ou fase exploratória; “análise do fenômeno” ou fase do trabalho de campo; e “realidade concreta do fenômeno” ou, análise e tratamento do material empírico e documental. Por fim, propomos um Produto Educativo composto por uma questionário de participação estudantil e um curso/projeto na modalidade institucional, voltado aos estudantes com BSE. Mediante o processo de construção do Produto e o estudo exploratório-descritivo compreende-se que múltiplas estratégias de participação estudantil podem direcionar e consolidar uma Política Institucional, de maneira que a gestão universitária seja fortalecida com a presença de estudantes. Assim, os estudantes em suas múltiplas alternativas políticas podem acenar para demandas por vezes invisibilizadas na gestão universitária, perfazendo processos de participação e de democratização dos espaços públicos.por
dc.contributor.advisor1Costa, Joacir Marques da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4415592608164551por
dc.contributor.referee1Kehler, Gabriel dos Santos
dc.contributor.referee2Motta, Graziela da Silva
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1195129956745668por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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